Vídeo: moradores fecham rodovia em Taguatinga após derrubada de casas
Mobilização ocorreu horas após o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) derrubar imóveis no Residencial Jardim Vitória, na Granja Modelo
atualizado
Compartilhar notícia

Cerca de 100 moradores da Granja Modelo, no Riacho Fundo, fecharam a DF-001 logo após o o ao Pistão Sul, em Taguatinga, na noite desta quinta-feira (30/1).
Vídeos obtidos pelo Metrópoles, divulgados inicialmente pela página Ponte Alta News, mostram o protesto da população.
Assista:
A rodovia chegou a ser totalmente fechada. Após negociação junto a Polícia Militar do DF (PMDF), algumas faixas foram liberadas para que o trânsito fluísse. O protesto terminou por volta das 20h.
A mobilização ocorreu horas após o Brasília Ambiental (Ibram) derrubar imóveis no Residencial Jardim Vitória. Os moradores protestam contra a ação e pedem regularização das moradias.
Segundo lideranças comunitárias da região, mais de 500 famílias teriam sido prejudicadas com a ação desta quinta-feira.
O Metrópoles procurou o Ibram e a DF Legal para comentar a ação de derrubada. A DF Legal informou que não participou da ação desta quinta-feira (30/1).
Por meio de nota, o Ibram informou que o Porque Jardim Vitória não faz parte da Granja Modelo, que está em fase de regularização, mas está dentro da poligonal. Assim, o instituto tem promovido ações regularmente na área.
“O [Instituto] Brasília Ambiental está fazendo uma ação no Parque do Riacho Fundo em cumprimento a sentença judicial emitida pela Vara do Meio Ambiente para desobstrução e desocupação da área. Essa unidade de conservação é muito preciosa para o meio ambiente. Ela tem nascentes, um solo muito hidromórfico que precisa ser preservado, mas tem sido parcelado e ocupado irregularmente”, destacou a pasta.