“Temos maior frota de ônibus novos do Brasil”, diz Ibaneis em evento
Em evento da NTU, governador do DF afirmou que Brasília tem se mostrado como um grande exemplo do transporte público democrático
atualizado
Compartilhar notícia

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), esteve presente na apresentação da nova diretoria da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), na noite desta terça-feira (27/5). O evento aconteceu no Unique Palace, no Setor de Clubes Sul.
Com a presença de empresários do setor, autoridades do Executivo, Legislativo, parlamentares e especialistas em mobilidade urbana, o encontro marcou o início de um novo ciclo voltado ao fortalecimento do transporte público como política de Estado e instrumento essencial para a sustentabilidade das cidades.
O evento também inaugurou uma nova fase de protagonismo institucional da NTU, baseada em metas, indicadores e propostas consistentes para um futuro urbano mais equilibrado.
Na ocasião, o chefe do Executivo local afirmou que Brasília tem se mostrado como um grande exemplo do transporte público democrático, por meio de políticas que garantem gratuidade no transporte coletivo para estudantes, pessoas com deficiência e, mais recentemente, com o programa “Vai de Graça”, que permite o uso gratuito de ônibus e metrô aos domingos e feriados por toda a população.
“Isso tem um custo para o Estado, sem dúvida nenhuma, mas o que mais importa é a qualidade. E nós temos hoje, graças ao trabalho do Distrito Federal, do governo, com as empresas, a maior frota de ônibus novos do Brasil. Acho que nós temos muito a avançar nessa questão do transporte público, mas Brasília, hoje, está na vanguarda e a gente espera que isso continue”, ressaltou Ibaneis.
Segundo o governador, o DF está empenhado em continuar modernizando o sistema de transporte e já planeja os ainda mais ousados. Entre os projetos de destaque está a eletrificação total da frota da capital. O plano, com início previsto para novembro, busca transformar a capital em referência nacional e internacional com uma frota que não emita gases poluentes.
De acordo com a NTU, a política de valorização do transporte coletivo adotada na capital federal, com a modernização da frota e a estruturação de um modelo sólido de financiamento público, tornou Brasília a primeira cidade a se recuperar dos impactos da pandemia no transporte público: a demanda atual de ageiros atingiu 108% do número de viagens realizadas antes da Covid-19.
Com metas claras, como recuperar a demanda de ageiros do período pré-pandemia, incentivar a ampliação da frota e manter contratos equilibrados, com subsídios bem definidos, a NTU pretende inspirar iniciativas semelhantes em todo o país, tendo o Distrito Federal como referência de políticas de mobilidade urbana exitosas.
Para a entidade, mobilidade urbana é uma construção coletiva, que só será possível com envolvimento dos gestores públicos, do setor privado e da sociedade civil.
“Queremos cidades feitas para pessoas, não para carros. Isso exige planejamento, financiamento, infraestrutura e um compromisso conjunto com o futuro das cidades”, explicou o novo presidente do Conselho Diretor da entidade, Edmundo Pinheiro.