body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Sargento do pó tentou se defender alegando que ia a motel fazer orgias

Investigação apontou que sargento recebia drogas em um motel no Núcleo Bandeirante. Ele foi preso na Espanha com 39 kg de cocaína

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Manoel Silva Rodrigues
1 de 1 Manoel Silva Rodrigues - Foto: Reprodução

Quando o militar condenado da Força Aérea Brasileira (FAB) foi questionado sobre suas idas a um motel no Núcleo Bandeirante na investigação dos 39kg de cocaína em comitiva presidencial, Manoel Silva Rodrigues (foto em destaque) negou que o local fosse usado para rear as drogas, mas somente para fazer orgias.

No depoimento prestado em Sevilha, na Espanha, o ex-sargento alega que tinha “mania” de ir a motel com amigos do Grupamento de Transportes Especial, “pois tinha uma vida sexual muito ativa, com orgias, essas coisas, mas não tem a ver com drogas”.

A investigação, contudo, entendeu que o argumento não era válido, já que o militar contava à esposa sobre a ida ao motel, que é uma mulher definida como ciumenta. As autoridades disseram que a droga era reada por um outro militar de codinome “Flamengo”.

“A rede hoteleira é comumente utilizada por traficantes para diversos fins. Dentre eles, está a preparação de transportadores de drogas – mulas. À vista disso, conhecendo o perfil do investigado e as circunstâncias da viagem ao Azerbaijão, acredita-se que ele foi para o motel a fim de receber o entorpecente”, detalha a denúncia do Ministério Público Militar.

Os investigadores começaram a suspeitar do motel como um ponto de agem das drogas depois de encontrar uma mensagem da esposa do ex-sargento perguntando a ele sobre um pente com a logo do motel que estaria na mochila dele. Nessa linha de investigação, ela seria cúmplice no tráfico.

4 imagens
Trecho de denúncia
Trecho de denúncia
Trecho de denúncia
1 de 4

Trecho de denúncia

Reprodução
2 de 4

Trecho de denúncia

Reprodução
3 de 4

Trecho de denúncia

Reprodução
4 de 4

Trecho de denúncia

Reprodução

“Manoel, sereno, confirma [à esposa] que pegou o item no citado motel, depois a adverte, pois tinha avisado sobre ter ido ao local antes da viagem para o Azerbaijão. A ida de Manoel a um motel, com o conhecimento de sua esposa, que se mostra nas mensagens ser uma pessoa ciumenta, intrigou a equipe de investigação”, afirma o processo que correu no Superior Tribunal Militar (STM).

Manoel usou o motel como parte do esquema de tráfico em pelo menos duas ocasiões: em 28 de abril de 2019 e em 25 de maio do mesmo ano. Em 29 de abril, Manoel viajou internacionalmente para o Azerbaijão e fez escala em Madri – capital da Espanha. Foi nessa ocasião que ele teria deixado o pente do estabelecimento na mochila, chamando a atenção da esposa.

Relembre o caso do sargento FAB:

    • Manoel Silva Rodrigues fazia parte de uma comitiva com 21  militares que acompanhava a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Tóquio, no Japão, para reunião do G20;
    • Antes de partir da Base Aérea de Brasília, Manoel recebeu a droga em um motel, no Núcleo Bandeirante;
    • Ele foi preso no aeroporto de Sevilha, na Espanha, com 39 kg de cocaína na mala;
    • A droga foi avaliada em 1.306.695 euros, o equivalente a R$ 6.399.083,62 na época;
    • Em 2022, o ex-sargento foi condenado a 14 anos de prisão pela Justiça Militar. O sargento recorreu;
    • Em 2024, o STM não só manteve a condenação como a aumentou para 17 anos.

A investigação sobre um segundo celular para ser usado no tráfico começou a ser considerada após a polícia identificar em outra troca de mensagem com a esposa.

O ex-sargento utilizou a linha telefônica nova para mandar mensagem à esposa se ando por outra pessoa para testar a fidelidade da companheira. Ela percebeu o truque e quis saber se o marido comprou o aparelho para mandar mensagens a outras mulheres em suas viagens. Segundo a investigação, o telefone seria usado para combinar os rees de drogas.

As apurações apontaram para outras pessoas envolvidas, inclusive militares da FAB, mas somente Manoel foi condenado.

No fim de 2024, o Superior Tribunal Militar, última instância de apelação para militares, manteve a condenação do ex-sargento pelo crime de tráfico e aplicou a pena de 17 anos de reclusão. O Metrópoles entrou em contato com a defesa dele, que não se manifestou.

Militares condenados com drogas

O agora o ex-sargento é apenas um dos 641 militares condenados nos últimos sete anos por envolvimento com drogas, conforme revelou o Metrópoles. De 2018 a 2024, o STM condenou integrantes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha.

Os dados das condenações foram obtidos por meio da Lei de o à Informação (LAI), com o detalhamento do tipo penal e das patentes dos envolvidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?