body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Pontão do Lago Sul poderá ter área de lazer ampliada, com novos quiosques

Conplan aprovou Plano de Ocupação do Pontão, que abrange os 124 mil metros quadrados ocupados, e novas edificações poderão ser erguidas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Pontão do Lago Sul
1 de 1 Pontão do Lago Sul - Foto: Divulgação

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou nesta quinta-feira (25/06) o Plano de Ocupação do Pontão do Lago Sul. A medida visa fortalecer as possibilidades de entretenimento da população do Distrito Federal em área aberta e com a preservação dos parâmetros urbanísticos.

Com a votação desta quinta, por meio de videoconferência, os conselheiros aprovaram normas de ocupação que incluem os 124 mil metros quadrados ocupados pelo empreendimento.

A proposta recebeu 26 votos favoráveis e uma abstenção. Com isso, será possível a realocação de lotes que incidiam sobre a Área de Preservação Permanente (APP) de 30 metros do Lago Paranoá ou, até mesmo, dentro do espelho d’água, permitindo o aumento de edificações no local. Isso dará mais opções de lazer aos brasilienses e turistas.

O Conplan votou a proposta para atender à necessidade de adequação da área à Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). Chamado de Polo 11, o Pontão do Lago Sul é enquadrado como unidade especial pela Luos e deve ter plano específico aprovado pelo Conplan para, então, ser feito processo de licenciamento das novas edificações a serem construídas.

Elaborada pela equipe da Terracap, a proposta seguiu as diretrizes definidas em Termo de Referência feito pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Cidades, ligada à Seduh.

Instalação

Pelos parâmetros, o Pontão do Lago Sul poderá ter uma taxa de ocupação de 55% e uma taxa de permeabilidade de 45%. Deverão ser implantadas soluções para sistema viário e de circulação e para espaços e áreas verdes.

Veja os estudos: 

2 imagens
1 de 2

Reprodução
2 de 2

Reprodução

 

A instalação de novas construções deverá ser submetida a a Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança. As áreas de concessão devem ainda respeitar os limites de todas as zonas e destinações dentro da área, além de obedecer parâmetros de uso e gabarito definidos para os lotes registrados destinados a uso comercial, institucional, industrial e de serviço.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, a iniciativa é fundamental para o Distrito Federal, especialmente em relação ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. “A aprovação desse novo Plano de Uso e Ocupação para o Pontão chega em boa hora, uma vez que vai dar ainda mais condições de os visitantes desfrutarem de opções ao ar livre, com mais estrutura de lazer e entretenimento em um espaço aberto ao público”, disse.

Ele explica que a istração do Pontão do Lago Sul é uma concessão pública. A construção de novos bares e restaurantes estava impossibilitada por conta do projeto original, aprovado ainda na década de 90, que impedia a edificação de nova áreas.

A partir da Luos, ficou definida a necessidade de um plano para orientar a ocupação e as novas construções. “[A decisão do Conplan] É a regulamentação de como e onde essas novas construções poderão ocorrer”, ressaltou o secretário de Habitação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?