body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Rainha do Sararé: PF prende chefe de garimpo ilegal em terra indígena

Suspeita ostentava joias feitas em ouro e diamantes, além de itens de marcas de luxo nas redes sociais

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
rainha do sararé garimpo ilegal
1 de 1 rainha do sararé garimpo ilegal - Foto: Reprodução/Redes sociais

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta semana, a operação Rainha do Sararé, que prendeu envolvidos no garimpo ilegal na terra indígena Sararé (MT). O nome da ação se refere a como Marlene de Jesus Araújo, uma das líderes do grupo, se autointitulava.

Os mandados de busca e apreensão, além de prisão preventiva, foram cumpridos na terça-feira (9/8), na cidade de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso. Os locais ficam há cerca de uma hora do território indígena.

Marlene ostentava joias em ouro, diamantes e marcas de luxo em suas redes sociais. Além dela, outras três pessoas foram presas preventivamente e uma está foragida.

A família da mulher vinha de Jaru, município no estado vizinho Rondônia, para realizar as atividades ilegais na terra indígena. A empresa MF – Horas Máquinas e Terraplanagem foi apontada como fachada para a atuação do grupo.

Além dos pertences luxuosos da Rainha do Sararé, os agentes da PF também encontraram equipamentos destruídos em operações anteriores contra o garimpo ilegal.

Entre eles, uma pá carregadeira apreendida na Operação Alfeu III, realizada em setembro de 2021 para desocupar a terra indígena. A máquina, porém foi devolvida à Marlene depois que sua defesa conseguiu liminar na justiça.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?