body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

MPDFT recebe inquérito contra suspeito de matar dezenas de gatos no DF

Pablo Stuart Fernandes Carvalho deve ser denunciado por 16 crimes contra gatos por ele adotados

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material obtido pelo Metrópoles
pablo-stuart-gatos-3
1 de 1 pablo-stuart-gatos-3 - Foto: Material obtido pelo Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebeu os indiciamentos da Polícia Civil do DF (PCDF) e se colocou favorável à prisão preventiva de Pablo Stuart Fernandes Carvalho (foto em destaque), 30 anos, psicólogo acusado de maus-tratos contra, pelo menos, 16 gatos.

O promotor do caso, Roberto Carlos Batista, ainda decidirá se levará o caso ou não ao Tribunal de Justiça do DF (TJDFT). O Metrópoles apurou que a tendência é que o MP formalize uma denúncia contra Pablo. Se a denúncia chegar ao TJDFT, um juiz, então, decidirá contra ou a favor a prisão preventiva do psicólogo.

Pablo Stuart Carvalho foi indiciado de maneira individual por maus-tratos a 16 gatos. São, portanto, 16 acusações contra o psicólogo. Ele é investigado por praticar experimentos com gatos de uma cor específica (cinza e de pelagem rajada) e teria adotado pelo menos 16 felinos em seis meses.

O crime de maus-tratos a animais prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos por cada delito. A DRCA requereu a prisão preventiva do indiciado em de março de 2025, mas o pedido ainda aguarda decisão judicial.

Justiça pelos tigrados

Cerca de 50 pessoas, entre doadoras de animais e simpatizantes com a causa, fizeram uma manifestação na frente do MPDFT nesta sexta-feira (21/3), pedindo justiça pela morte dos gatos.

Bradando “Justiça para maus-tratos”, o grupo estendeu faixas por cerca de três horas a fim de conscientizar a população e pedir a celeridade do MP no caso — após o pedido de prisão preventiva por parte da PCDF, o Ministério precisa acatar e levar o caso à Justiça.

A diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Vanessa Negrini, também esteve presente.

Veja imagens da manifestação:

4 imagens
Manifestação aconteceu nesta sexta-feira (21/3)
O grupo pede justiça pelos maus-tratos contra os gatos tigrados
Após o ato, alguns representantes tentaram reunião com o MP
1 de 4

Cerca de 50 pessoas protestaram em frente ao MPDFT

Material enviado ao Metrópoles
2 de 4

Manifestação aconteceu nesta sexta-feira (21/3)

Material enviado ao Metrópoles
3 de 4

O grupo pede justiça pelos maus-tratos contra os gatos tigrados

Material enviado ao Metrópoles
4 de 4

Após o ato, alguns representantes tentaram reunião com o MP

Material enviado ao Metrópoles

CRP cancelado desde 2023

Psicólogo desde 2017, Pablo Stuart cancelou o próprio registro profissional junto ao Conselho Regional de Psicologia do DF (CRP-DF) em 2023. O órgão reiterou ao Metrópoles que, diante dos fatos, apura providências cabíveis para “reforçar a provocação às autoridades competentes” e demonstra solidariedade com aqueles que ficaram profundamente consternados com a situação narrada pelas reportagens.

“Este Conselho repudia qualquer ato de violência e crueldade, e coloca-se à disposição para colaborar com as investigações”, encerra o CRP-DF.

Defesa

A defesa de Pablo Stuart foi novamente contatada e negou veementemente todas as acusações e reiterou a versão de que os gatos fugiram no mês ado, em um momento de surto do rapaz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?