body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Justiça condena DF por parto que provocou morte de bebê em hospital

Para magistrado que analisou caso, Estado foi omisso no atendimento de gestante, o que levou à morte da criança. Cabe recurso da decisão

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Grávida - Metrópoles
1 de 1 Grávida - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Justiça condenou o Distrito Federal a pagar indenização por danos morais a um casal cujo filho morreu logo após o nascimento. A sentença da 7ª Vara da Fazenda Pública detalha que a falta de estrutura adequada no hospital público onde ocorreu o parto impediu uma cirurgia cesárea, indicada à gestante na unidade de saúde.

O Distrito Federal foi condenado ao pagamento de R$ 100 mil a cada um dos pais da criança, e a quantia deverá ser corrigida monetariamente e incluir os juros legais.

À Justiça, os pais relataram que a gestante chegou ao Hospital da Região Leste (HRL), o antigo Hospital Regional do Paranoá, com fortes contrações e bradicardia fetal, o que exigia intervenção cirúrgica de urgência.

Contudo, as salas disponíveis estavam ocupadas, e um dos equipamentos de anestesia apresentava defeito, o que inviabilizou a cesariana. A equipe de profissionais de saúde tentou prosseguir com um parto normal, mas o bebê nasceu sem sinal de vida.

Conduta “omissiva”

O Distrito Federal argumentou que o atendimento ocorreu da forma correta e que não houve negligência com a família, pois os profissionais de saúde “usaram todos os recursos disponíveis”.

Contudo, na decisão, o juiz que analisou o caso classificou a conduta do Estado na prestação do serviço hospitalar como “omissiva”, o que culminou na morte do bebê. Para o magistrado, a cesárea era urgente, mas não ocorreu devido à falta de estrutura e recursos humanos apropriados.

Ainda segundo a sentença, a demora no parto e a ausência dos insumos configuraram falha no dever de prestar um serviço público de saúde eficiente. Cabe recurso da decisão, proferida em primeira instância.

Outro lado

A Procuradoria-Geral do DF (PGDF) informou que o DF ainda não foi intimado, mas quando for recorrerá da decisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?