DF terá vagas gratuitas para exames de mamografia. Saiba como ar
Cadastro das interessadas será realizado na sede da Rede Feminina, próximo ao Laboratório de Anatomia Patológica, das 8h às 17h
atualizado
Compartilhar notícia

A Rede Feminina de Combate ao Câncer lançou uma campanha que oferece 100 exames de mamografia para mulheres, em parceria com o Laboratório Sabin, neste mês de outubro.
O cadastro das interessadas e a distribuição de senhas será realizado na sede da Rede Feminina, localizada dentro do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF).
A ação irá ocorrer até que todas as vagas sejam preenchidas. Para participar, as interessadas devem ter mais de 45 anos ou apresentarem sintomas ou histórico familiar de câncer de mama.
A iniciativa da Rede Feminina de Combate ao Câncer tem como objetivo a conscientização e prevenção do câncer de mama durante o Outubro Rosa.
As senhas serão distribuídas por ordem de chegada, das 8h às 17h, na sede da Rede Feminina, próximo ao Laboratório de Anatomia Patológica, enquanto houver vagas.
Câncer de mama: prevenção, diagnóstico e tratamento
Segundo o Ministério da Saúde (MS), cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama.
Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas, como: pele avermelhada ou com textura anormal; alterações no bico do peito; ou saída espontânea de líquidos pelos mamilos; devem ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama.
Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem, como a mamografia, são indicados. Para resultados mais precisos, pode ser realizadas biópsias, técnica que consiste na retirada de fragmentos do nódulo ou da lesão suspeita.
Exames e tratamentos de prevenção, diagnóstico e tratamento podem ser procurados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).