Foliões denunciam suposta violência da PMDF no carnaval de Brasília
Segundo testemunhas, spray de pimenta foi usado desnecessariamente. A Comissão de Direitos Humanos da CLDF vai cobrar esclarecimentos
atualizado
Compartilhar notícia

Foliões denunciaram um suposto excesso de violência de policiais militares na segurança do Carnaval em Brasília (DF), na noite de sábado (18/2). Segundo testemunhas, houve uso desnecessário de spray de pimenta para dispersão de multidões e blocos de rua. A Câmara Legislativa (CLDF) vai cobrar esclarecimentos da Polícia Militar (PMDF).
As imagens viralizaram nas redes sociais. Em um dos vídeos, foliões xingam os policiais pela suposta truculência. Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da CLDF, o deputado distrital Fábio Felix (PSOL), há indícios de excessos e de violência na atuação dos policiais militares.
Veja:
“Depois de dois anos sem Carnaval, a pessoas têm o direto de ocupar as ruas da cidade em segurança. O GDF prometeu um carnaval da paz, mas o que temos visto é uma atuação violenta por parte da polícia na dispersão dos blocos. Vamos cobrar, via Comissão de Direitos Humanos, explicações do governo”, disse Fábio Felix.
O deputado distrital Max Maciel (PSOL) também recebeu denúncia de supostos abusos de policiais militares nos blocos do DF. “É inissível que o povo seja tratado assim. GDF queria um Carnaval da Paz mas são os agentes do estado que tão indo preparado pra guerra”, afirmou o parlamentar.
Conforme o Metrópoles noticiou, em uma das ações de dispersão, policiais militares prendem um homem e duas mulheres por suposto tráfico de drogas. Os suspeitos foram encaminhados para a 5ª Delegacia de Polícia (Área Central).
Outro lado
O Metrópoles entrou em contato com a PMDF e o GDF sobre o caso. Às 13h18 do domingo, a Polícia Militar enviou nota negando qualquer excesso durante a operação de Carnaval, agindo pontualmente em algumas ocorrências.
A Polícia Militar também afirmou que recebeu denúncia de que os próprios foliões estariam usando gás lacrimogênio em pontos com grande concentração de pessoas.
Leia a nota completa: