body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Ex-policial militar do DF que anulou multas é condenado por fraude

Segundo denúncia, o ex-militar inseriu dados falsos no sistema para anular diversas infrações de trânsito, como direção sob efeito de álcool

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Especial para o Metrópoles
PM - Metrópoles
1 de 1 PM - Metrópoles - Foto: Myke Sena/Especial para o Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou um ex-policial militar acusado de anular multas de trânsito para favorecer terceiros. Segundo a sentença, ele foi condenado a cinco anos, sete meses e seis dias de reclusão em regime inicial semiaberto, com base no Código Penal Militar.

Segundo denúncia, o ex-policial militar inseriu informações falsas em documentos oficiais para favorecer terceiros que buscavam cancelar infrações, como multas por excesso de velocidade e por dirigir sob efeito de álcool.

A 2ª Turma Criminal manteve a condenação. “O delito de falsidade ideológica se consuma com a mera inserção dos dados falsos nos documentos públicos, de modo a atentar contra a istração ou o serviço militar, sendo desnecessário o efetivo uso ou a obtenção da vantagem, contudo, no caso, os documentos foram efetivamente usados”, sentenciaram dos desembargadores.

De acordo com o processo, o caso envolveu quatro situações distintas em que o ex-militar emitiu declarações em papel timbrado, com seu nome e matrícula funcional, para sustentar supostas defesas de condutores perante órgãos de trânsito.

Na apelação, a defesa alegou prescrição, sob o argumento de que já havia transcorrido o prazo legal entre as datas dos fatos e o recebimento da denúncia. Também pleiteou absolvição por falta de provas, apontando supostas inconsistências nos depoimentos e na análise de geolocalização de viaturas.

A 2ª Turma Criminal não acolheu o argumento de suposta prescrição, pois o tempo decorrido não atingiu o prazo previsto em lei. Além disso, os desembargadores ressaltaram haver provas suficientes da prática de falsidade ideológica, o que incluiu a confecção de declarações falsas e a utilização de dados incorretos sobre uso de etilômetros.

O Tribunal de Justiça avaliou que a penalidade deve se manter em razão de o réu ter reiterado a conduta em ocasiões diferentes, o que prejudicou a credibilidade das autuações elaboradas regularmente por outros policiais. A decisão foi unânime.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?