Erro de comunicação faz pais acamparem em escola da 308 Sul
Muitos levaram cadeiras e sacolas com comida para a porta do colégio. Secretaria informou que não considera ordem de chegada
atualizado
Compartilhar notícia

Um erro cometido pela direção da Escola Classe da 308 Sul levou pais a acamparem em frente à unidade pública de ensino, na tarde desta quinta-feira (24/10/2019). De acordo com os responsáveis presentes, foi anunciado que o critério para elaboração da matrícula dos estudantes em 2020 seria por ordem de chegada.
A notícia logo começou a circular entre os pais, que desesperados se mobilizaram em frente ao colégio. Muitos levaram cadeiras e sacolas com comida. A fila ficou mantida até por volta das 20h, quando, finalmente, a direção chamou os presentes e corrigiu o erro.
De acordo com o pai de um estudante que não quis ser identificado, os responsáveis foram alertados pela própria direção de que a matrícula funcionaria por ordem de chegada. “Temos um grupo no WhatsApp, e fiquei sabendo por lá. Quando cheguei me deparei com um pessoal esperando aqui na fila, em cadeiras.”
Ocorre, no entanto, que a ordem de chegada não é um dos critérios para elaboração das matrículas, segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal. Em nota, a pasta informou levar em consideração a proximidade entre a escola e a residência do estudante, além de sortear parte das vagas.
O que diz o GDF
A Secretaria de Educação do Distrito Federal reforça que a ordem de chegada não é um critério previsto na estratégia de matrícula e não garante a inscrição dos estudantes. A direção do Jardim de Infância da 308 Sul está em contato com os pais e responsáveis dos alunos da unidade e convocará uma reunião com a comunidade escolar nesta sexta-feira (25/10/2019). O encontro terá como objetivo estabelecer o critério para encaminhamento dos estudantes para as escolas sequenciais, que recebem os alunos que completaram o ensino infantil.
Entre os critérios possíveis estão: proximidade entre centro de ensino e residência; idade do estudante; e sorteio. A previsão é que 50 alunos sejam encaminhados para a Escola Classe 308 Sul e 31 alunos para a Escola Classe 204 Sul.