body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Em alerta vermelho por calor, DF tem chance de chuva só a partir de 5ª

Inmet emitiu alerta vermelho para onda de calor de grande perigo até quarta-feira (15/11), às 23h59

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Aumento do consumo no calor Brasília(DF), 04/09/2015
1 de 1 Aumento do consumo no calor Brasília(DF), 04/09/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Com a onda de calor que se instalou em todo o país, boa parte das capitais federais registraram temperaturas acima de 35°C nesse domingo (12/11). Nesta segunda-feira (13/11), o cenário não é diferente. No Distrito Federal, a temperatura mínima ficou em 15°C e máxima pode chegar aos 36ºC.

A umidade relativa do ar vai variar entre 90% e 15%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o calor e a baixa umidade devem continuar pelo menos até quarta-feira (15/11), apresentando possibilidade de chuva nos dias seguintes.

“As temperaturas continuam elevadas ao longo dos próximos dias com aumento das chances de chuva a partir da segunda parte da semana. Mesmo assim, o calor persiste. A tendência é de tempo quente e seco”, explica o meteorologista Heráclio Alves.

Alerta vermelho

O Inmet emitiu, na sexta-feira (10/11), alerta vermelho de grande perigo. O fenômeno ocorre em pelo menos seis estados, além do Distrito Federal.

O aviso vale até quarta, às 23h59. O alerta vermelho indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas. Dessa forma, os termômetros podem registrar 5°C acima da média por período maior do que cinco dias.

Mesmo com o calorão, o Distrito Federal ainda não chegou a registrar neste ano a temperatura mais alta da história. Até agora, o recorde de 2023 é de 36,7°C, em 24 de setembro.

A máxima histórica é de outubro de 2020, quando os termômetros atingiram 37,8° C, segundo o Inmet. À época, o Brasil também estava em alerta vermelho devido ao calor e à baixa umidade.

A temperatura máxima de novembro de 2023 ocorreu no último sábado (11/11). A Estação Meteorológica do Gama registrou temperatura de 35,5ºC.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?