Em 3 dias, queda de cabo de energia e poste energizado deixam um morto e outro em estado grave no DF
Uma criança de 10 anos morreu e um homem ficou em estado grave após sofrerem choques elétricos nas ruas do DF
atualizado
Compartilhar notícia

Em três dias, a queda de um cabo de energia e um poste energizado deixaram uma criança de 10 anos morta e um adulto em estado grave no Distrito Federal. Os incidentes envolvendo a iluminação pública e a energia da capital federal chamaram a atenção pelo curto espaço de tempo entre os casos.
A primeira vítima foi Adrian David Feitoza Coelho. Em 20 de março, o menino morreu eletrocutado após um cabo de alta tensão se romper em frente ao carro em que ele estava com a mãe. Quando Adrian desceu do carro, ele teria encostado no fio e caído imediatamente. Os bombeiros chegaram a socorrer a vítima, mas ele não resistiu.
O cabo era de responsabilidade da Neoenergia. Após o registro da ocorrência, a Neoenergia Brasília disse lamentar o ocorrido e acrescentou que “as causas do acidente estão sendo apuradas”.
Já no domingo (23/3), um dia após o enterro de Adrian, um homem de 56 anos foi eletrocutado quando ou ao lado de um poste de iluminação pública no Cruzeiro. Identificado como Cleonilson Borges Pimentel, ele foi levado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) em estado grave.
Segundo informações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), familiares da vítima relataram que ele pisou no chão ao redor do poste, sofreu a descarga e caiu na calçada, já desacordado.
A Companhia Energética de Brasília (CEB Ipês), responsável pela iluminação pública no DF, foi acionada para ocorrência de “fuga de energia em poste de iluminação pública” e compareceu ao local.
Em nota, a companhia lamentou o incidente com Cleonilson. “A companhia lamenta profundamente o ocorrido, e informa que irá acompanhar junto ao hospital a evolução do quadro de saúde do paciente e entrará em contato com a família para dar apoio.”
Outros casos
- Um técnico de som de 32 anos, identificado como Renato Pena do Carmo, morreu após levar um choque enquanto trabalhava no Estádio Nacional Mané Garrincha. O incidente ocorreu na tarde de sábado (22/3). A Festa do Preto, evento para o qual Renato instalava o som, foi adiada, em respeito à vítima.
- Em 14 de março, uma mulher de 56 anos esbarrou em um cabo e levou uma descarga elétrica enquanto caminhava por uma rua em Taguatinga. O cabo seria da empresa Neoenergia, responsável pela distribuição de energia no DF. A companhia disse que mobilizou uma equipe para apurar a ocorrência. O local foi isolado para evitar qualquer risco à população.
Orientações
Em nota de esclarecimento, a Companhia Energética de Brasília (CEB Ipês) reforçou a orientação de que, ao encontrar qualquer equipamento de iluminação pública apresentando problemas de funcionamento, deve-se manter distância e abrir imediatamente um chamado pelos canais oficiais da CEB Ipês: telefone 155. Aplicativo ilumina DF ou pelo site da CEB.
No site da Neoenergia, a empresa explica que, caso os usuários identifiquem cabos rompidos ou desnivelados, é essencial manter a distância e acionar a distribuidora imediatamente pelo telefone 116.