Combate à dengue: “A gente precisa do apoio de todo mundo”, diz Celina
Vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), acompanhou na manhã desta segunda o início da força-tarefa de combate à dengue
atualizado
Compartilhar notícia

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), acompanhou na manhã desta segunda-feira (5/2) o início da força-tarefa de combate à dengue, no Setor H Norte, em Taguatinga. O local é considerado principal foco do mosquito vetor da doença na região.
A ação conta com o apoio de DF Legal, Vigilância Ambiental, Detran, SLU, Novacap e istração Regional de Taguatinga.
Na semana ada, os órgãos de segurança e fiscalização já haviam realizado uma força-tarefa no local. Porém, seis dias depois, a região já acumulava entulhos e lixo novamente.
“A gente vai fechar essa área aqui hoje, vamos plantar mudas. Essas áreas também serão monitoradas, porque as pessoas insistem em depositar o lixo. Hoje nós estamos aqui para limpar áreas com grandes focos de mosquito da dengue, e essa é uma grande área. Olha o tanto de pneu e carcaça”, apontou.
Celina também chamou a atenção para a necessidade de conscientização por parte da população quanto ao descarte correto do lixo e acúmulo de água parada.
“Há percepção também de uma falta de educação mesmo de algumas pessoas que descartam o lixo de forma irregular. Então, o Governo do Distrito Federal, por determinação do nosso governador Ibaneis, está realmente querendo que a gente possa deixar as cidades limpas, mas a gente precisa do apoio de todo mundo”, alertou,
De acordo com a vice-governadora, para além dessa frente de atuação, a Secretaria de Saúde do DF também tem atuado em todas as regiões istrativas de modo a diminuir a subnotificação de casos de dengue.
Ela também destacou a expectativa a respeito do início da vacinação contra a doença na capital do país.
“A própria ministra da Saúde já havia anunciado que o primeiro lugar a ser imunizado seria o DF. Nós estamos aguardando para que nessa semana ainda a gente possa começar a vacinar aqui”, disse.
A força-tarefa desta segunda-feira também engloba Ceilândia, Samambaia e Vicente Pires. A atuação do GDF é nos locais com armazenamento inadequado de lixo e entulho.
“Em Vicente Pires, especificamente, a DF Legal também está furando as lajes de prédios embargados para evitar o acúmulo de água nesses espaços. A intenção é cobrir sete cidades por dia para que em uma semana a gente cubra todo o Distrito Federal”, detalhou Cristiano Mangueira, secretário da DF legal.