Câncer de mama: ônibus rosas rodam pelo DF para incentivar autoexame
Os ônibus com programação voltada para a campanha vão rodar em linhas de Santa Maria, Gama, São Sebastião e Itapoã
atualizado
Compartilhar notícia

Em homenagem ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção aos cânceres de mama e colo de útero, três ônibus articulados pintados de rosa, da Viação Pioneira, começaram a circular em diversas cidades do Distrito Federal. Segundo a companhia, a iniciativa tem como objetivo “chamar a atenção dos brasilienses, em especial das mulheres, para a importância do autoexame como forma de prevenção ao câncer de mama”.
Além de mudar a cor de parte da frota, a empresa decidiu veicular nos televisores instalados dentro dos veículos de transporte público a campanha do Ministério da Saúde sobre o tema. Os ônibus com pintura e programação voltada para a campanha vão rodar em diferentes linhas de Santa Maria, Gama, São Sebastião e Itapoã.
Confira fotos dos veículos:
Câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais diagnosticado entre as mulheres brasileiras, perdendo apenas para os tumores de pele não melanoma. Quando o olhar se volta para a taxa de mortalidade, ele se constitui a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte.
Apesar das estatísticas, quando detectado no início, o câncer de mama tem percentual de cura elevado. Mas quando a mulher completa 40 anos, a incidência e a mortalidade tendem a crescer progressivamente. Somente este ano, estima-se que 66.280 mulheres receberão o diagnóstico de câncer de mama. Por isso a importância do autoexame e do diagnóstico precoce.