Cachorros vira-latas resgatados são adotados após treinamento com PMDF
Os cachorros foram doados para a capacitação pelo Abrigo Flora e Fauna e, após a conclusão do curso com os militares, ganharam um novo lar
atualizado
Compartilhar notícia

Quatro cães treinados pelo 38º Curso Operacional de Cinotecnia da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ganharam novos lares nessa quarta-feira (25/10).
Os animais foram selecionados no Abrigo Flora e Fauna e participaram da capacitação por mais de 100 dias. Após a conclusão do curso, foram disponibilizados para adoção e, no mesmo dia, já garantiram um lugar para morar e brincar.
“Não deu nem tempo de divulgar a adoção, praticamente. Quem assistiu à formatura, realizada nessa quarta, já levou um novo amigo para casa”, afirma o major Carlos Reis, comandante do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães).
Sem raça definida e vacinados, os pets eram três fêmeas e um macho. Durante o curso, aprendem os comandos básicos do adestramento: sentar, deitar, andar junto e permanecer parado.
Veja imagens dos cães:
O policial militar Ari Barbosa, 43 anos, adotou a pequena Nina, uma cadela de pequeno porte e pelagem caramelo. “Treinei ela durante o curso e, com o tempo, criamos um vínculo. Ela é ótima, muito alegre, animada, carinhosa, e ama brincar de bolinha. Eu jogo e ela sai correndo para pegar”, conta ele.
Sobre o adestramento, ele considera essencial para a segurança do pet. “Se eu precisar sair e deixar ela em um lugar, ela fica. E quando estamos andando, ela fica do meu lado.”
Curso de cinotecnia
Promovido anualmente, o curso de cinotecnia é voltado para profissionalização de policiais que desejam trabalhar no policiamento com cães e serve como requisito para outras formações. Nesta edição, participaram 30 militares, sendo dois de Goiás e 28 do DF.
Desde a primeira edição do curso, em 1976, participaram 785 alunos e o mesmo número de cães recebeu adestramento. Até 2022, os animais eram disponibilizados por moradores do DF, que arcavam com alimentação e vacinas dos pets em troca do treinamento.
Já a partir do ano ado, a corporação começou a pegar animais de abrigos, promover o adestramento e, posteriormente, oferecê-los para adoção. Nesse caso, a ração e as vacinas são custeadas por parceria com empresas privadas. Em 2022, 10 cachorros participaram do curso.
Adote também
Outros cães e gatos estão disponíveis para adoção no Abrigo Fauna e Flora, localizado no Núcleo Rural Ponte Alta de Baixo, no Gama. Interessados devem ir ao local aos domingos, entre 12h e 17h.
Para adotar um dos pets, é preciso ter mais de 21 anos de idade, ter renda fixa e apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência. O adotante deve participar de uma entrevista e preencher um Termo de Adoção Responsável. Mais informações podem ser obtidas no site da organização.