Brasília avança sete posições em Ranking do Saneamento no país
Publicação analisa indicadores da prestação de serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto
atualizado
Compartilhar notícia

O Instituto Trata Brasil divulgou o resultado Ranking do Saneamento, que mede a distribuição e qualidade dos serviços de água e esgoto nas principais cidades do país. Brasília ou da 27ª para a 20ª posição no levantamento.
O Ranking do Saneamento 2021 considera os 100 maiores municípios brasileiros, utilizando a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019. Foram analisados 12 indicadores e a nota final é o resultado da média aritmética ponderada deles. No DF, o abastecimento de água e o tratamento de esgoto é feito pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
No indicador de atendimento total de água, o índice obtido pela capital foi de 99%. Já o indicador de atendimento total de esgoto mostra que 89,48% dos habitantes do DF têm o ao serviço. Quando o índice analisado é a porcentagem do esgoto tratado por água consumida, Brasília alcança 82,28%.
O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges, afirma que a universalização dos serviços de água e de esgotos é meta prioritária para a Caesb. Segundo ele, os investimentos na ordem de R$ 1,26 bilhão nos últimos cinco anos tiveram como foco o aumento da disponibilidade de água para o atendimento à população.
Ele cita, ainda, que, com relação ao esgotamento sanitário, a companhia está investindo em áreas que não possuíam sistemas coletores de esgotos, como Sobradinho II, Sol Nascente e Park Way, entre outras localidades.
Ranking do Saneamento
O Ranking do Saneamento é uma publicação feita desde 2007 e considera informações fornecidas pelas operadoras de saneamento presentes nos municípios brasileiros.
Os dados são retirados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que reúne informações de prestadores estaduais, regionais e municipais de serviços de o à água, coleta e tratamento de esgoto, além de resíduos sólidos.
As informações compiladas pelo SNIS possuem cerca de um ano de defasagem, de modo que os dados utilizados no Ranking deste ano são referentes a 2019. São analisadas diferentes dimensões do setor de saneamento, entre elas: população atendida, fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, investimentos em saneamento e perdas de água no sistema.
O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) formada por empresas com interesse em saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.