Atletas de esportes aquáticos pedem reabertura de piscinas em clubes do DF
Protesto que ocorre nesta terça-feira (31/8) quer que seja possível a retomada dos treinamentos pelos profissionais
atualizado
Compartilhar notícia

Atletas e equipes de esportes aquáticos de Brasília realizam, nesta terça-feira (31/8), uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti pedindo a reabertura das piscinas de clubes para treinamento. Desde março sem conseguirem realizar as atividades normalmente, eles questionam o motivo pelo qual ainda não puderam retomar as práticas.
O protesto será a partir das 16h30 e cobra respostas ao pedido feito pela Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal (FDA-DF) ao Governo do Distrito Federal, a fim de liberar os treinos.
Em carta aberta, os atletas contam que “se organizaram para dar continuidade aos treinos de forma on-line, ao menos para manter a preparação física”. Segundo o texto, tanto nadadores quanto treinadores tiveram dificuldades em se manterem motivados.
O documento também critica a reabertura dos clubes, mantendo-se fechadas as piscina. Dessa forma, “um mês e meio após a reabertura das academias e suas piscinas, treinadores, pais e atletas de clubes se veem obrigados a arcar com altos custos para alugar piscinas das academias enquanto têm de manter suas próprias piscinas fechadas”.
De acordo com os atletas, é incoerente a liberação das piscinas em academias enquanto mantém-se o veto do GDF à abertura nos clubes, uma vez que as primeiras normalmente ficam em locais fechados.
Outro lado
Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Esporte e Lazer informou que o pedido de liberação foi entregue ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e ainda está em análise diante do quadro da pandemia do Distrito Federal.