body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

A quarentena na Itália diminuiu o número de contaminados? Saiba

Aumento de novos casos ou de 22%, entre 11 e 12 de março, para 13%, entre 16 e 17 de março

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Ainda é cedo para cravar, mas os primeiros sinais indicam que as fortes restrições impostas pela Itália desaceleraram o número de novos contaminados pelo coronavírus.

Entre 1° e 9 de março, quando foram anunciadas as restrições à circulação no país, a média de crescimento de contaminados de um dia para o outro estava em 24,4%. Desde então, esse valor caiu para 18,2%. A análise é do (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, com base em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, o número vem caindo paulatinamente desde 12 de março. Nesse dia, houve crescimento de 22,8% na quantidade de contaminados quando comparado ao dia anterior. Em 13 de março, o valor foi de 21,3%. Desde esse momento, as quedas foram sucessivas até chegar a 13%, entre 16 e 17 de março.

A taxa de crescimento no número de contaminados é mais importante do que a quantidade absoluta de pessoas infectadas, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em coletiva de imprensa realizada ontem. O isolamento faz com que essa taxa fique menor e não sobrecarregue o sistema de saúde.

A importância na diminuição dessa taxa de crescimento fica evidente no gráfico a seguir:

Na imagem, a linha em azul representa os casos apurados pelo Ministério da Saúde italiano até 17 de março. A linha em vermelho representa a quantidade de pessoas contaminadas caso a taxa de crescimento volte para os 20% por dia.  Em 26 de março, seriam 144 mil pessoas diagnosticadas com Covid-19.

A linha lilás calcula a quantidade de infectados a partir de uma média de crescimento de 10% ao dia. No mesmo 26 de março, seriam 66 mil casos. A diferença é de 78 mil contaminados a menos.

O efeito das medidas restritivas pode ser bem observado também na China, que zerou a transmissão local da doença. O gráfico abaixo mostra como os novos casos no país diminuíram após uma série de restrições. Enquanto isso, no resto do mundo, o número de contaminados crescia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?