atualizado
“Eu sou de Brasília, nasci aqui, moro, trabalho, e todo o meu crescimento, tanto pessoal como profissional, se deu na cidade. Então, o meu carinho por Brasília é muito especial.” É com esse sentimento que a chef Babi Frazão fala sobre a relação com a capital federal, uma cidade que ela não apenas escolheu para viver, mas que carrega no coração.
Entre tantos lugares que marcaram a história dela, um se destaca de forma muito especial: a Feira do Guará.
“Hoje, pela minha relação com a minha profissão, eu escolho a feira como meu lugar preferido. Desde que eu era pequena, ela sempre foi um lugar que representa muito. A questão da gastronomia, a busca por insumos, ingredientes. Eu adoro ir lá.”
Babi Frazão, chef
Programa de família
A lembrança não é só profissional. Ao lado dos filhos, Marina e Felipe, a visita à feira virou programa de fim de semana — e rotina afetiva.
“A gente pega o metrô, geralmente ali na Asa Sul, que é próximo de onde eu moro, e vai até a feira. A gente toma um café por lá, toma água de coco, come um pastel. Antes de eu ter o restaurante, a gente ia mais. Agora, vou um pouco menos com eles, mas continuo indo sempre para buscar as coisas que preciso”, conta a chef.
Entre as barracas e corredores movimentados, Babi vê mais que ingredientes. Vê história.
“Lá é um lugar que me traz muitas memórias. Toda vez que alguém pergunta aonde tem que ir, principalmente no meu meio da gastronomia, eu falo: tem que ir na Feira do Guará, para vivenciar um pouco dessa realidade. Ela reúne gastronomia, com alguns restaurantes, reúne ingredientes, produtos, e eu gosto muito disso”, pontua.
Mesmo após vencer o MasterChef Profissionais em 2023, Babi nunca pensou em deixar a cidade.
“Todo mundo achou que eu ia me mudar, que iria sair para São Paulo, mas, realmente, eu amo a minha cidade. Eu vejo Brasília como um exemplo para outras capitais. A gente tem essa tranquilidade, ruas largas. Como eu viajo muito, tenho essa comparação com outras cidades. E eu realmente me sinto privilegiada de morar aqui”, afirma Babi.
Trajetória de vida
A trajetória de Babi começou cedo em Brasília e ganhou o Brasil. Ela é formada em Gastronomia pelo Iesb, com especializações pelo Senac e pela Le Cordon Bleu. Tem pós-graduação em Nutrição aplicada à gastronomia e docência. Em 2021, inaugurou o restaurante Afeto, no Lago Norte, com uma proposta de cozinha brasileira criativa e afetiva.
Em 2024, lançou a Caramelou – Paixão por Pudim, que transforma a clássica sobremesa brasileira em experiência gastronômica. Também atua como professora e embaixadora da gastronomia na Cruzeiro do Sul Educacional.
Mãe de dois filhos, ela equilibra o dia a dia da cozinha com a maternidade — e nunca perde de vista a origem de tudo. Porque, no fim, é na feira, na banca, no pastel compartilhado com os filhos e no cheiro das ervas frescas que está a essência dela. “Eu sou uma apaixonada pela nossa cidade.”
Meu lugar favorito de Brasília
E você, que pedaço do nosso quadradinho traz aquele sentimento bom de nostalgia? Ou que lugar até hoje te faz esquecer dos problemas e viver essa mistura única de urbanismo e natureza, característica desse ícone de inovação, arquitetura e modernidade que é nossa capital federal.
Pensando nisso, o Metrópoles lança o projeto “Meu lugar favorito de Brasília” para comemorar os 65 anos dessa cidade que está no coração de muita gente.
Por isso, convidamos vocês, nossos leitores, a compartilhar suas fotos mais especiais da capital federal, registrando momentos únicos e pessoais vividos na cidade.
As melhores imagens serão exibidas no circuito de LED do Metrópoles espalhado por Brasília. Já imaginou que legal seus amigos e familiares terem a chance de ver suas memórias ganharem destaque e visibilidade em um momento tão simbólico para Brasília?
Para participar, preencha este formulário e mande sua foto até amanhã, 17 de abril.