body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

ONG denuncia ao TCU penduricalho criado por Alcolumbre

Transparência Brasil acionou Tribunal de Contas da União pedindo a suspensão do novo penduricalho dos servidores do Senado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES vinicius.foto
Em discurso como candidato à Presidência do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) coloca como prioridade a defesa das prerrogativas e mandato dos senadores - Metrópoles
1 de 1 Em discurso como candidato à Presidência do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) coloca como prioridade a defesa das prerrogativas e mandato dos senadores - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES vinicius.foto

A organização sem fins lucrativos Transparência Brasil protocolou denúncia no Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo a suspensão de um novo penduricalho do Senado, criado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), na última sexta-feira (28/2), véspera de Carnaval.

Conforme a coluna revelou, o penduricalho criado por Alcolumbre para os servidores de alto escalão do Senado é semelhante ao benefício que já é pago no Poder Judiciário e que garante supersalários de até R$ 1 milhão.

A chamada licença compensatória prevê um dia de folga a cada três dias úteis de trabalho. O ato deixa claro que a indenização prevista na licença compensatória “não comporá a base de cálculo de quaisquer adicionais ou gratificações e tampouco integrará a base remuneratória para fins previdenciários”.

A criação do penduricalho ocorre num momento em que se discute os supersalários de juízes e membros do Poder Judiciário.

5 imagens
Com 73 de 81 votos, Davi Alcolumbre (União-AP) é eleito presidente do Senado pela segunda vez
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, no Sambódramo de Macapá acompanhando o desfile das escolas de samba
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e a esposa, Liana Andrade, durante desfile da Império da Zona Norte, em Macapá
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, durante desfile da Império da Zona Norte, no Sambódromo de Macapá
1 de 5

I O presidente do Senado, Davi Alcolumbre

Marina Ramos/Câmara dos Deputados
2 de 5

Com 73 de 81 votos, Davi Alcolumbre (União-AP) é eleito presidente do Senado pela segunda vez

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 5

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, no Sambódramo de Macapá acompanhando o desfile das escolas de samba

Reprodução/Instagram
4 de 5

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e a esposa, Liana Andrade, durante desfile da Império da Zona Norte, em Macapá

Reprodução/Instagram
5 de 5

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, durante desfile da Império da Zona Norte, no Sambódromo de Macapá

Reprodução/Instagram

O que diz a Transparência Brasil ao TCU

Na denúncia protocolada ao TCU nesta sexta-feira (7/3), a Transparência Brasil lembra que “a viabilização da licença compensatória pelo Senado replicou o modus operandi do Ministério Público e do Judiciário, que criaram esse penduricalho mediante atos istrativos, contrariando inclusive a legislação”.

A entidade argumenta ainda que o penduricalho criado pelo presidente do Congresso Nacional apresenta uma série de irregularidades:

  • Ausência de amparo legal. O penduricalho foi instituído no Senado “mediante ato unilateral do presidente”, argumenta a organização. A entidade lembra ainda que benefícios similares criados pelo MP e Judiciário foram instituídos mediante projetos de lei.
  • Ausência de previsão orçamentária e estimativa de impacto financeiro. Neste ponto, a Transparência Brasil descreve que o ato do presidente do Senado “foi desacompanhado de estimativa de impacto financeiro e identificação da dotação orçamentária que possibilitará as despesas adicionais decorrentes, o que afronta a Lei de Responsabilidade Fiscal”.
  • Motivação genérica e ausência de critérios. A ONG escreveu ao TCU que a justificativa do presidente do Senado para criar o penduricalho é um “contorcionismo para viabilizar” o benefício. “O referido ato não esclarece quais são os ‘ônus e responsabilidades oriundos de seus deveres institucionais’ que justificam a percepção da majoração salarial pelos servidores elegíveis, em clara afronta aos princípios da motivação e interesse público dos atos istrativos.”

Por fim, a Transparência Brasil diz que “diante das irregularidades e dos fatos apontados” na denúncia, é urgente a atuação do Tribunal de Contas da União (TCU). “A não atuação em caráter de urgência pelo TCU terá como consequência o início e a continuidade de pagamentos irregulares, onerando os cofres públicos em montante ainda inestimado.”

Quem tem direito ao penduricalho criado por Davi Alcolumbre

O benefício é destinado a servidores que exercem “função relevante singular”, que, segundo o próprio documento, são os titulares da Diretoria-Geral, da Secretaria-Geral da Mesa, do Gabinete da Presidência, da Advocacia, da Auditoria, da Consultoria Legislativa, da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle e da Secretaria de Comunicação Social.

O ato também prevê que a acumulação de acervo será atribuída exclusivamente aos titulares de funções comissionadas e cargos em comissão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?