Quem é o servidor da ANTT exonerado após usar viatura em casa de shows
Zeca é servidor de carreira do Ministério dos Transportes e estava na Gerência de Fiscalização de Infraestrutura e Rodovias da ANTT
atualizado
Compartilhar notícia

O servidor José Luis Vianna Ferreira, o Zeca, tinha remuneração bruta de quase R$ 30 mil. Ele trabalhava como gerente de Fiscalização de Infraestrutura e Operação Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até última quarta-feira (26/3).
Zeca tem extensa carreira no setor de transporte e logístico, com agem no setor público e privado. A demissão dele ocorre um mês após a coluna flagrar uma viatura de fiscalização da ANTT, usada por ele, em uma casa de shows de Brasília, para a festa de despedida do então diretor-geral da autarquia Rafael Vitale.

Zeca, porém, negou que sua exoneração tenha relação com o suposto uso indevido da viatura.
Em conversa com a coluna, ele alegou que foi à casa de shows Bar Brazólia para “pegar uma orientação” com um colega. Ele, porém, ficou mais de três horas na festa. “Saí diretamente da agência, ei por lá e depois fui para casa”, relatou ele, acrescentando que usava o carro de fiscalização, pois viajaria ao Mato Grosso na madrugada de domingo. A celebração ocorreu na noite de sexta-feira.
Em nota, a ANTT limitou-se a dizer que a exoneração “foi realizada com base em decisão da istração pública, pautada nos princípios da conveniência e oportunidade”.
Coincidência ou não, na semana em que Zeca foi exonerado, a ANTT veiculou um comunicado interno reforçando as regras quanto ao uso dos veículos oficiais.

Além do gerente de fiscalização, diretores da ANTT também foram à casa de shows usando carros oficiais do órgão. O compromisso não constava na agenda oficial dos dirigentes da autarquia.
Após a reportagem da coluna, a corregedoria do órgão informou que abriu um procedimento para investigar o caso. De acordo com a instrução normativa da ANTT, o uso irregular dos veículos oficiais “deve ser apurado, na forma da legislação pertinente, visando ao esclarecimento dos fatos, à punição dos responsáveis e ao reembolso do valor equivalente ao dano, calculado com base no custo do quilômetro rodado ou da diária contratada”.
O currículo de José Luis Vianna Ferreira
Engenheiro civil formado em 1992 pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, José Luis Vianna Ferreira tem larga experiência na área de transporte e logística, com idas e vindas no setor público.
Segundo as informações que constam no currículo dele no LinkedIn, Zeca trabalhou durante três anos no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, entre 2009 e 2012, como especialista de Infraestrutura Sênior.
Em seguida, Zeca deixou a pasta para ocupar o cargo de superintendente regional do DNIT no Ceará.
Depois disso, trabalhou na Empresa de Planejamento e Logístico S.A (EPL) até 2017. De lá, saiu para ocupar o cargo de diretor de engenharia da Valec – empresa do setor de construções e ferrovias.
Em fevereiro de 2020, ingressou no Ministério da Economia como especialista em infraestrutura sênior.
Na pasta comandada pelo então ministro Paulo Guedes, Zeca subiu de posto, até se tornar coordenador-geral de Modernização de Ocupação de Espaços Físicos, cargo este que ocupou durante quatro meses em 2022.
Em agosto daquele mesmo ano, ele deixa o Ministério da Economia para trabalhar na ANTT, onde desempenhou a função de gerente até fevereiro deste ano.
A festa de despedida
Rafael Vitale convidou amigos e colegas da ANTT para o momento festivo, que iniciou às 18h. Os convidados pagaram R$ 175 de ingresso, com direito a open bar e open food, conforme convite divulgado aos servidores e obtido pela coluna.
Os motoristas dos carros oficiais esperaram por horas do lado de fora da casa de show e atravessaram a noite. Eles só deixaram o local à medida que as autoridades saíam do Brazólia.