body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Por que Gonet entrou na mira das sanções de Trump

À frente da Procuradoria-Geral da República (PGR), Paulo Gonet entrou na mira das sanções de Trump, assim como Alexandre de Moraes (STF)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rosinei Coutinho/SCO/STF
O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet
1 de 1 O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Procurador-geral da República, Paulo Gonet entrou na mira das sanções que o governo de Donald Trump pretende implementar contra autoridades brasileiras como Alexandre de Moraes (STF). A Casa Branca estuda punir o PGR por ter se manifestado a favor da derrubada da rede social X no Brasil. E, também, pelo fato de Gonet ter apoiado o bloqueio de perfis como o do comunicador bolsonarista Allan dos Santos, que vive nos Estados Unidos.

Em agosto de 2024, Gonet solicitou ao ministro Alexandre de Moraes a suspensão do X em todo o Brasil. No parecer, o procurador-geral argumentou que a plataforma descumpriu ordens judiciais do Supremo, uma vez que Elon Musk, dono da rede social, não nomeou um representante legal da empresa no país. Meses após o embate, com a eleição de Trump, Musk assumiu cargo na Casa Branca e virou o braço direito do presidente dos EUA.

No mesmo parecer, Paulo Gonet solicitou à Polícia Federal (PF) que apurasse a veracidade da resposta dada pelo X sobre perfis de investigados que estariam driblando ordens de bloqueio determinadas por Moraes. Entre os citados que teriam violado as medidas estava Allan dos Santos. Gonet também requereu a Alexandre de Moraes que fosse investigado se Elon Musk era o responsável por autorizar a publicação de postagens em perfis suspensos por determinação judicial.

Gonet já havia pedido ao STF a abertura de uma investigação contra Allan dos Santos e defendeu o bloqueio de duas contas do influenciador nas redes sociais. O PGR apontou indícios de uma possível “ação coordenada” para disseminar informações falsas e interferir em investigações em andamento no STF. Atualmente, o comunicador tem um perfil verificado no X [Allan dos Santos – conta de número 5], que tem 120 mil seguidores.

EUA recusam extradição

Ainda durante o governo Joe Biden, os Estados Unidos recusaram pedido do Brasil para extraditar Allan dos Santos, argumentando que o comunicador não poderia ser punido por crime de opinião. Com a posse de Trump, a Casa Branca decidiu agir contra autoridades brasileiras para combater o que considera censura.

4 imagens
Estados Unidos negaram pedido do Brasil para extraditar Allan dos Santos
Paulo Gonet deve denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro nos proximos dias, segundo aliados
O procurador-geral da República, Paulo Gonet
1 de 4

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Alejandro Zambrana/Secom/TSE
2 de 4

Estados Unidos negaram pedido do Brasil para extraditar Allan dos Santos

Reprodução
3 de 4

Paulo Gonet deve denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro nos proximos dias, segundo aliados

Andressa Anholete/SCO/STF
4 de 4

O procurador-geral da República, Paulo Gonet

Rosinei Coutinho/SCO/STF

À frente da PGR, Paulo Gonet também solicitou a Moraes o compartilhamento do “inquérito do golpe” com o da “fake news” e o das “milícias digitais”. O objetivo é cruzar dados das diferentes investigações. No inquérito das milícias digitais, que apura a organização e financiamento das campanhas de desinformação, Alexandre incluiu Musk como um dos investigados.

Alexandre de Moraes e outros ministros do STF sustentam que os investigados teriam extrapolado o limite de liberdade de expressão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?