Pesquisa em SP indica o candidato mais rejeitado a 2 dias do 1º turno
Inédita na cidade, a pesquisa eleitoral Prefab Future indica empate triplo na intenção de voto, mas mostra candidato com mais rejeição
atualizado
Compartilhar notícia

Inédita na cidade, a pesquisa eleitoral Prefab Future indica que o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) é o líder isolado em rejeição na corrida pela Prefeitura de São Paulo. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (4/10), a dois dias do primeiro turno.
De acordo com a pesquisa, 36.5% dos eleitores afirmaram que “nunca” votariam em Pablo Marçal. São quase 15 pontos percentuais que o segundo mais rejeitado, Guilherme Boulos (PSol), que tem 21,8%.
Em seguida aparecem: José Luiz Datena (PSDB), com 13,5%; Ricardo Nunes (MDB), com 5,8%; Tabata Amaral (PSB), com 1,7%; João Pimenta (PCO), com 1,3%; Bebeto Haddad (DC), com 1,2%; Altino Prazeres (PSTU), com 0,7%; Marina Helena (Novo), com 0,7%; e Ricardo Senese (UP), com 0,3%.
Vale destacar que os entrevistados só poderiam apontar um candidato no qual nunca votariam. Ou seja, mesmo que os eleitores rejeitem mais de um candidato, o dado indica quem ele mais despreza, o que é essencial num eventual segundo turno.
Empate triplo
De acordo com a mesma pesquisa eleitoral, Pablo Marçal lidera numericamente com 22,5% de intenção de voto, como mostrou a coluna. Em seguida, estão Guilherme Boulos com 22,1% e Ricardo Nunes, que aparece com 21,2%. O empate técnico acontece porque a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Chama a atenção que, de acordo com a pesquisa, ainda há 14,7% que não sabem em quem vai votar para a Prefeitura de São Paulo. Ou seja, às vésperas da eleição, ainda há uma fatia considerável do eleitorado a ser disputado.
Após o empate triplo, estão Tabata Amaral, com 9%; José Luiz Datena, com 3,7%; Marina Helena, com 0,7%; Ricardo Senese, com 0,6%; João Pimenta (PCO), com 0,3%; Altino Prazeres (PSTU), com 0,2%; e Bebeto Haddad (DC), com 0,1%.
Pesquisa indica aprovação de Ricardo Nunes
Ainda de acordo com o levantamento, 37,7% dos eleitores desaprovam a gestão de Nunes à frente da Prefeitura de São Paulo. Enquanto isso, 28% aprovam e outros 34,3% não sabem avaliar o emedebista.
A Prefab Future realizou 1,5 mil entrevistas presenciais entre os dias 30/9 e 3/10. A pesquisa foi registrada com o número de identificação SP-01281/2024.