body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PCC e CV: Flávio Bolsonaro compara Lula a Marcola e Beira Mar

O senador Flávio Bolsonaro comparou o presidente Lula e o PT a chefes das facções PCC e CV

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Flávio Bolsonaro (PL-RJ) durante manifestação bolsonarista no Rio de Janeiro (RJ) - Metrópoles
1 de 1 Flávio Bolsonaro (PL-RJ) durante manifestação bolsonarista no Rio de Janeiro (RJ) - Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O senador Flávio Bolsonaro  comparou Lula a dois dos mais notórios chefes do crime organizado no Brasil: Marcola, líder do PCC, e Fernandinho Beira-Mar, do CV. Em publicação numa rede social, o parlamentar postou uma foto de Lula tirada na época em que o presidente foi detido pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) durante o regime militar. Ao lado de Lula, imagens de Marcola e Beira-Mar.

A montagem insinua uma equivalência entre o presidente da República e os criminosos. “CV, PCC e PT: as 3 facções mais perigosas do Brasil”, diz a legenda.

5 imagens
O senador Flávio Bolsonaro é o presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa
Fernandinho Beira-Mar, líder do CV
Marcola, chefe do PCC
Presidente Lula
1 de 5

A publicação de Flávio traz as imagens de Fernandinho Beira-Mar, Marcola e Lula, com os dizeres: “As 3 facções mais perigosas do Brasil”.

2 de 5

O senador Flávio Bolsonaro é o presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa

Edilson Rodrigues/Agência Senado
3 de 5

Fernandinho Beira-Mar, líder do CV

Ricardo Borges/Folhapress
4 de 5

Marcola, chefe do PCC

Arte/Metrópoles
5 de 5

Presidente Lula

Ricardo Stuckert/PR

Essa não é a primeira vez que parlamentares da oposição tentam associar membros do governo Lula ao crime organizado. Em 2023, Flávio Bolsonaro e aliados insinuaram que o então ministro da Justiça, Flávio Dino, teria ligações com o tráfico de drogas no Complexo da Maré, dominado pelo CV, no Rio de Janeiro. A acusação se baseou em uma visita oficial de Dino à comunidade para o lançamento de programas do governo.

Na ocasião, Dino rebateu as acusações feitas pela oposição e classificou a narrativa como absurda, afirmando que o Estado precisa estar presente em territórios vulneráveis e que “a criminalização da política pública só interessa aos próprios criminosos”.

A publicação de Flávio Bolsonaro ocorre num momento de desgaste para o governo federal, que enfrenta o desgaste do escândalo de fraudes bilionárias no INSS, alvo de uma operação da Polícia Federal, e críticas pela decisão do Brasil de não aderir a um pedido do governo Trump para classificar o PCC e o CV como organizações terroristas.

O Itamaraty justificou a recusa argumentando que o país adota instrumentos próprios para o enfrentamento ao crime organizado e que classificações dessa natureza devem seguir critérios técnicos e multilaterais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?