body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Fraudes: PF age após prefeitura agendar vasectomias para mulheres

PF deflagrou operação de busca e apreensão em município do RJ após coluna revelar indícios de esquema de vagas de consultas SUS

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leito de hospital PF SUS
1 de 1 Leito de hospital PF SUS - Foto: null

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21/1) uma operação contra um suposto esquema de compra de votos em troca de vagas na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) em Queimados, no Rio de Janeiro. A investigação aconteceu após a coluna revelar que pessoas na istração municipal estavam agendando centenas de exames, alguns para elas mesmas. A situação chegou ao ponto de vasectomias serem marcadas para mulheres e consultas de ginecologia para homens.

Resumo:

  • O suposto esquema foi noticiado em setembro de 2024 pela coluna e mostrou indícios de irregularidade no agendamento do SUS em Queimados.
  • A marcação de consultas, exames e procedimentos deveria ser gratuito e seguir requisitos de isonomia, priorizando as pessoas apenas pelo nível de urgência para atenção médica.
  • Um dos denunciados pelo suposto esquema é o ex-subsecretário adjunto de Gestão Estratégica e Contas Médicas Julio César Gomes Bezerra. O documento aponta que ele teria chegado a marcar 340 procedimentos para si mesmo, alguns após deixar o cargo.
  • A denúncia levou a uma investigação da PF.

A operação da PF desta terça foi batizada de Saúde Eleitoral e cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Queimados e em Brasília. A Justiça também determinou o sequestro e bloqueio de bens que fossem incompatíveis com a renda dos investigados, além de determinar o afastamento das funções públicas.

O indício de corrupção foi revelado a partir de uma notícia-crime feita pela Câmara Municipal de Queimados. O documento revelado pela coluna em setembro de 2024 apontou a reserva irregular de vagas em programas como o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Segundo o relatório, a ex-secretária da Saúde não cumpriu com a sua obrigação e deixou de remover o o dos funcionários exonerados da pasta ao Sisreg.

Um parecer mostrou o registro do Sisreg com as datas e procedimentos solicitados, além dos nomes dos autores. Diversas marcações foram realizadas, mas várias foram canceladas e perdidas. Segundo a Polícia Federal, os investigados poderão responder por organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção eleitoral. As penas podem chegar a 24 anos de reclusão, somadas.

Ainda de acordo com o documento, as supostas irregularidades que entraram na mira da PF aconteceram durante a gestão de Glauco Kaizer (União Brasil), prefeito reeleito de Queimados. A cidade fica a 50 quilômetros da capital fluminense.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?