BNDES e Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo alinham parcerias
Protocolo de intenções entre BNDES e Bandes prevê apoio para seleção e estruturação de projetos de parcerias público-privadas
atualizado
Compartilhar notícia

O BNDES vai apoiar o estado do Espírito Santo na seleção e estruturação de projetos de parcerias público-privadas (PPPs). A instituição assinou um protocolo de intenções com o Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), incluindo os municípios capixabas, para identificação e concepção desses projetos.
O contrato, assinado pelo diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, e o diretor-presidente do BANDES, Marcelo Saintive, prevê a capacitação do banco capixaba como agente estruturador de projetos, contando com a experiência do BNDES nessa atividade.
“Conhecemos a história do BNDES em concessões e PPPs e a qualidade técnica de sua equipe. Para nós do BANDES, a cooperação com o Banco a partir da deste protocolo de intenções é fundamental para a criação de uma carteira de projetos mais robusta no Estado do Espírito Santo, na direção da prestação de serviços públicos de qualidade à população”, disse o presidente do BANDES.
Na parceria, serão identificados projetos de interesse do estado, com foco em educação e tratamento e resíduos sólidos. “Na atividade de estruturação de projetos, estamos trabalhando para renovar a carteira do BNDES com uma nova safra de projetos e entendemos que o Estado do Espírito Santo está bem posicionado para estar junto conosco em diversas frentes”, afirmou Nelson Barbosa, do BNDES.
A contou com a presença do governador do ES, Renato Casagrande. “O BNDES já é nosso parceiro em estudos de estruturação, esteve conosco nos projetos da PPP de saneamento e do gás natural, temos operações de crédito em curso e pretendemos aprofundar essa parceria”, disse o governador.
No Espírito Santo, o BNDES já executou projetos em saneamento e gás natural e foi responsável pelos estudos técnicos para a PPP de iluminação pública de Vila Velha, leiloada em 2020, e atualmente estrutura projeto similar para o município de Vitória.