body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Vídeo: operação confirma união do PCC com CV e movimentação de R$ 6 bi

A coluna antecipou articulação inédita entre os grupos criminosos. O PCC e o CV montaram esquema bilionário de lavagem de dinheiro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
CV e PCC
1 de 1 CV e PCC - Foto: Arte/Metrópoles

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou (PCERJ), nesta quinta-feira (10/04), a maior ofensiva já realizada contra o Comando Vermelho (CV), desmantelando um esquema bilionário de lavagem de dinheiro com ramificações no estado de São Paulo. A operação, batizada de “Contenção”, revela não apenas a estrutura sofisticada do núcleo financeiro da facção, mas confirma — como esta coluna revelou com exclusividade — a aliança inédita entre o CV e o Primeiro Comando da Capital (PCC).

O principal alvo da operação é a asfixia financeira do Comando Vermelho, que, segundo as investigações, movimentou R$ 6 bilhões em apenas um ano — o maior pedido de bloqueio patrimonial da história da Polícia Civil fluminense. A articulação é da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com apoio da CORE, do DGPE, da DGCOR-LD e da Polícia Civil de São Paulo. Ao todo, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão no Rio e em municípios paulistas.

Bancos e empresas de fachada

O dinheiro do tráfico era disfarçado por meio de um sistema financeiro clandestino que envolvia bancos digitais, fintechs, plataformas de contabilidade, empresas fantasmas e intermediadoras ilegais de pagamento — tudo fora do radar do Banco Central. A estrutura revelada pela operação comprova o nível de sofisticação e ramificação das facções, com atuação em diversas frentes para garantir o giro dos recursos ilícitos.

Segundo a Polícia Civil, o esquema financeiro não apenas financiava a compra de armas e drogas, mas também sustentava as disputas por controle territorial na Zona Oeste do Rio.

Da guerra sangrenta à aliança estratégica

A operação também lança luz sobre a reaproximação estratégica entre as duas maiores facções criminosas do país. Após anos de guerra — marcada por massacres em presídios e confrontos armados nas ruas — lideranças do PCC e do CV articulam uma trégua histórica, com objetivos comuns.

Como revelado pela coluna, a união das facções tem como foco principal a pressão conjunta contra o Sistema Penitenciário Federal (SPF), onde seus principais chefes cumprem pena sob duras restrições.

Sem visitas íntimas e com contatos limitados com advogados e familiares, as lideranças viram sua capacidade de comando reduzida. Advogados ligados às duas facções aram a atuar como intermediários nas tratativas, que buscam flexibilizar essas normas.

Monitoramentos sigilosos já captaram conversas cifradas entre os presos e movimentações de seus defensores. Fontes revelam a existência de uma força-tarefa jurídica formada por representantes de ambos os grupos, com ações coordenadas para alterar as regras do SPF. A articulação também foi percebida em presídios estaduais, como o Complexo da Papuda, em Brasília.

Histórico

O Comando Vermelho surgiu em 1979, no presídio da Ilha Grande (RJ), enquanto o PCC foi fundado em 1993, na Casa de Custódia de Taubaté (SP). Durante anos, mantiveram uma relação de cooperação, mas o rompimento veio em 2016, com o envio de um “salve” pelo PCC recusado por Marcinho VP, liderança do CV. O resultado foi uma guerra sangrenta que explodiu em rebeliões, como o massacre de Manaus, em 2017, com 56 mortos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?