Procurado pela Interpol, traficante ligado a cartéis mexicanos é preso
O homem estava envolvido com esquema de distribuição de cocaína ligado a carteis mexicanos. Ele era procurado nos Estados Unidos (EUA)
atualizado
Compartilhar notícia

Integrante de uma organização criminosa ligada a cartéis mexicanos, responsável pela distribuição de cocaína do Texas para a Filadélfia (EUA), um homem de 34 anos que tinha o nome na Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) foi preso na noite dessa quinta-feira (10/4) ao desembarcar no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).
O homem, que é cidadão da República Dominicana, era procurado nos Estados Unidos pelos crimes de tráfico transnacional de drogas e organização criminosa. Com ele, os policiais federais apreenderam um aporte espanhol falso.
A prisão
Após o procurado desembrcar em solo brasileiro, a Polícia Federal (PF) estabeleceu contato com a representação da Interpol no Brasil, que apresentou em caráter de urgência o pedido de prisão para fins de extradição ao Supremo Tribunal Federal (STF), que expediu o referido mandado judicial.
A prisão foi efetuada por policiais lotados na Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional do Galeão (DEAIN). A ação também teve participação da Coordenação Geral de Polícia de Migração (CGMIG/PF) e da Diretoria de Cooperação Internacional (DCI/PF).
Após as formalidades legais relativas ao cumprimento da ordem judicial de prisão para fins de extradição, o traficante foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá custodiado à disposição da Justiça, aguardando a ordem de extradição.