body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

“Já estou contando as balas, macaca”: prefeita sofre racismo e ameaças

Professora Nilda, prefeita de Parnamirim (RN), tem recebido mensagens de cunho racista e ameaças de morte. A PCRN investiga o caso

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WhatsApp Image 2025-04-29 at 14.18.48
1 de 1 WhatsApp Image 2025-04-29 at 14.18.48 - Foto: null

A prefeita de Parnamirim (RN), Professora Nilda (Solidariedade) (foto em destaque) tem sido alvo de racismo e ameaças de morte. Por meio de mensagens, recebidas em um aplicativo de conversas, o autor dos crimes afirmou que matará a política e deixará o local pela porta da frente.

A prefeita registrou boletim de ocorrência e comunicou o fato à Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do RN (Sesed). A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informou que iniciou a investigação do caso.

Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura de Parnamirim repudiou as ameaças de morte e as mensagens de cunho preconceituoso direcionadas à chefe do poder Executivo Municipal.

Segundo o pronunciamento,  o emissor chamou a prefeita de “macaca”  e afirmou que “está contando as balas”, referindo-se a projéteis de arma de fogo. “Causa repulsa, revolta e indignação, os ataques racistas e misóginos contra a primeira mulher negra da história eleita para governar o Município de Parnamirim”, disse a nota.

A nota aponta, ainda, que o perfil do autor das mensagens aparece como “SupremaCia Grazi”. O número de telefone utilizado tem código de DDD 011 (São Paulo).

O criminoso disse que invadirá o gabinete da professora Nilda. “Esse ato de violência política de gênero não pode prosperar e o poder executivo municipal espera que as autoridades competentes atuem de forma enérgica para prender o responsável ou responsáveis por essas atitudes deletérias”, escreveu a Prefeitura.

Ainda segundo o comunicado, o remetente se referiu a prefeita como “macaca” em uma clara manifestação racista, bem como afirmou “estar contando as balas” para atacá-la, destacando, inclusive, que vai invadir o gabinete da chefe do Poder Executivo da terceira maior cidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3 imagens
1 de 3

2 de 3

3 de 3

Revolta

As ameaças e mensagens de ódio têm mobilizado diversas frentes em defesa da prefeita. O partido Solidariedade, no âmbito nacional, se manifestou por meio de nota publicada nas redes sociais.

“É com grande indignação que nos manifestamos em repúdio aos ataques cruéis e desprezíveis dirigidos à prefeita de Parnamirim (RN), professora Nilda, que vêm crescendo em intensidade e aram das palavras às ameaças à sua integridade física. Ninguém deve sofrer ameaças de morte ou xingamentos racistas, muito menos uma mulher eleita que se dedica a transformar e melhorar sua cidade”, pronunciaram-se.

O partido continuou dizendo que o ambiente democrático deve ser um espaço de debate saudável e respeito, e não um terreno fértil para a violência e o ódio. “Manifestamos nosso total apoio à prefeita, que tem demonstrado força, coragem e comprometimento com sua missão. Sabemos que a transformação de Parnamirim enfrenta desafios, e cada ataque a ela é também um ataque a todos nós que acreditamos em um futuro melhor e nas mulheres na política.”

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Promulher) também se manifestou e repudiou os atos de violência política de gênero e racismo cometidos contra a prefeita.

“A violência política de gênero é toda ação, conduta ou omissão que visa impedir, dificultar ou restringir os direitos políticos das mulheres, atacando sua dignidade, liberdade e integridade física ou psicológica. Trata-se de uma grave violação dos direitos humanos e um atentado direto contra o Estado Democrático de Direito.”

A Procuradoria afirmou que as ameaças recebidas pela prefeita configuram não apenas crimes graves, mas também uma tentativa de intimidar e silenciar uma mulher que exerce legitimamente seu mandato eletivo.” Esse tipo de violência é inaceitável e exige a apuração rigorosa dos fatos, bem como a responsabilização dos autores.

“A Promulher se solidariza com a prefeita Nilda e reafirma seu compromisso com o enfrentamento à violência política de gênero e ao racismo, defendendo uma sociedade onde mulheres possam atuar na vida pública com liberdade, respeito e segurança”, declarou o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?