body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PCDF mira distribuidoras em Águas Claras por fraude de R$ 27,6 milhões

A PCDF descobriu que as empresas envolvidas operavam como “noteiras”, constituídas com o único objetivo de emitir notas fiscais frias

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
PCDF
1 de 1 PCDF - Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (13/5), a Operação Distributus, com foco em desarticular um esquema de fraude fiscal estruturada praticado por distribuidoras de alimentos e bebidas que atuavam em Águas Claras, no DF. A estimativa é que o esquema tenha gerado um rombo de R$ 27,6 milhões aos cofres públicos em sonegação de ICMS desde 2012.

Durante a ação coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária (Dot/Decor), vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e 23 medidas de sequestro de bens, incluindo sete imóveis, 16 veículos e bloqueios de valores em contas bancárias.

A investigação descobriu que as empresas envolvidas operavam como “noteiras”, ou seja, constituídas com o único objetivo de emitir notas fiscais frias.

Com isso, simulavam a distribuição de mercadorias e vendas fictícias para outras empresas ligadas ao grupo, com o objetivo de gerar créditos tributários fraudulentos e sonegar impostos.

Pelo menos quatro empresas de fachada foram identificadas, além de outras duas “empresas quentes”, com sede física e movimentação ostensiva, todas ligadas à organização criminosa.

Os sócios formais dos negócios seriam interpostas pessoas (laranjas), utilizadas para ocultar os verdadeiros beneficiários do esquema e dificultar o rastreamento dos valores desviados.

Os investigados poderão responder por diversos crimes, incluindo organização criminosa, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e falsidade ideológica. Caso condenados, os envolvidos podem pegar até 28 anos de prisão, segundo a PCDF.

O nome da operação, Distributus, vem do latim e significa “distribuir”, em referência à área de atuação das empresas envolvidas, que simulavam operações de atacado e varejo para maquiar o esquema.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?