body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Cenas de terror: garimpo ilegal que soterrou trabalhadores é destruído

Ação conjunta inutiliza máquinas, cumpre mandados e mira financiadores do crime; confira o vídeo da operação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Polícia Federal
cats
1 de 1 cats - Foto: Reprodução/Polícia Federal

Uma megaoperação da Polícia Federal, em conjunto com o ICMBio, Ibama e Força Nacional, realizada na manhã desta sexta-feira (7/2), desativou um garimpo ilegal de cobre na Floresta Nacional de Itacaiúnas, no município de Canaã dos Carajás, no Pará.

A extração clandestina causou o soterramento de três trabalhadores no mês ado e gerou um prejuízo estimado em R$362 milhões à União nos últimos cinco anos.

Os garimpeiros cavavam poços de até 50 metros de profundidade, colocando a vida em risco e, segundo as autoridades, muitos trabalhavam em condições análogas à escravidão.

O garimpo ilegal também causou prejuízo na biodiversidade local e, apesar das sucessivas operações de repressão, a exploração clandestina sempre retornava, muitas vezes com estrutura ainda maior e apoio de financiadores de fora do estado.

Confira o vídeo da operação de destruição do garimpo.

Sobre a operação

A operação resultou na destruição de 15 acampamentos, além da apreensão de equipamentos como motores, pás carregadeiras, canoas e armas artesanais.

As autoridades também cumpriram mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão contra suspeitos de financiar a atividade criminosa. Três investigados tiveram R$6 milhões bloqueados para reparação dos danos ambientais e econômicos.

No dia anterior, a PF também atuou na desativação de outro garimpo ilegal, desta vez para extração de ouro em Parauapebas. A atividade criminosa na região é recorrente e tem causado a poluição de rios essenciais para o abastecimento da cidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?