body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lula não é presidente, mas agente de turismo de república bananeira

Lula poderia levar menos gente nas suas viagens internacionais? Não sei, tenho dúvida. Com Lula, o Brasil voltou , e o Brasil é isso aí

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Imagem colorida do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa. Pequim, China -- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa. Pequim, China -- Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula levou 220 pessoas na sua viagem ao Japão e 120 pessoas na sua viagem a Rússia e China. Até então, o recorde havia sido a ida a Nova York, no ano ado, com uma comitiva de pouco mais de 100 pessoas. Ele não é um presidente, mas um agente de turismo.

Somente na sua viagem ao Japão, ele e a sua comitiva gastaram  R$ 4,5 milhões do nosso dinheiro, mas pode ter sido mais. As informações completas permanecem desconhecidas.

Lula gosta de viajar — já fez 29 viagens internacionais no terceiro mandato, sem contar a ida de ontem ao Uruguai para o velório de Pepe Mujica —, e eu gosto que ele viaje. Como jornalista, digo.

É porque as viagens do presidente da República costumam render assunto. Produzem cenas reveladoras dos reais pendores de Lula, como a do abraço efusivo no companheiro Vladimir Putin e a do pedido ao companheiro Xi Jinping para que ajude o governo brasileiro a censurar o TikTok (obrigado, ministro vazador).

Ele poderia levar muito menos gente consigo? Não sei, tenho dúvida. Com Lula, o Brasil voltou, e o Brasil é esta república bananeira que não comporta sobriedade, parcimônia, elegância, proporção, honestidade.

Já tentei, juro, incutir essas noções em alguns espécimes da política brasileira e dos seus arredores, apontando o contraste com as práticas gerais.

Eles simplesmente não entendem, mudam de assunto — e somem.

Essa gente gosta de viajar em excursões oficiais para fazer compras. Ponto. Reabro o ponto. E para comer em restaurantes caros. Ponto. Reabro o ponto. E para fazer selfies diante de monumentos sobre os quais ignoram a história. Ponto.

Eu até ficaria um pouco otimista se os acompanhantes do presidente gostassem de museus, galerias de arte, concertos, livrarias. Mas eles são como os demais turistas brasileiros, e a única diferença é que viajam com o nosso dinheiro.

Não tem jeito. O Brasil voltou, e o Brasil é isso aí. É a volta dos que não foram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?