Gustavo Silvestre leva o design nacional para a Semana de Alta-Costura
O estilista brasileiro Gustavo Silvestre encerrará a Semana de Alta-Costura em colaboração com o designer suíço Kevin Germanier
atualizado
Compartilhar notícia

Um dos nomes confirmados na Semana de Alta-Costura, que teve início nesta segunda-feira (27/1), o brasileiro Gustavo Silvestre desembarca em Paris para encerrar a temporada com uma coleção que posiciona o Brasil no mais alto nível da moda. A convite do suíço Kevin Germanier, a dupla apresentará a colaboração nesta quinta-feira (30/1).
Vem ver!
- Maya Mazzafera, Livia Nunes e Malu Borges são algumas das celebridades brasileiras que já foram vestidas por Silvestre;
- O desfile de sua marca homônima foi um dos destaques no São Paulo Fashion Week, em outubro de 2024;
- Gustavo Silvestre fundou o projeto Ponto Firme em 2015, levando o crochê para detentos. Atualmente, a ação social atende mulheres trans e cis em situações de vulnerabilidade;
- Kevin Germanier é membro da Haute Couture e convidou Silvestre para colaborar em seu debute na Alta-Costura.

Gustavo Silvestre na Semana de Alta-Costura
Com sua marca homônima, Gustavo Silvestre é o único estilista brasileiro a compor o calendário oficial da Semana de Alta-Costura de primavera/verão 2025. O desfile apresentará sua sexta colaboração com Germanier, designer membro convidado da Haute Couture.
Gustavo afirma que ambos os estilistas estão “cada vez mais alinhados” em suas perspectivas para a criação desta nova coleção. “Essa confiança mútua nos permite explorar ideias de forma fluida, sempre buscando superar nossos limites criativos”, comentou Gustavo Silvestre, sobre a parceria com o estilista suíço, em nota à imprensa.


No Brasil, o trabalho de Silvestre é reconhecido por trazer cores vibrantes e técnicas tradicionais para o centro da moda nacional como uma forma de expressão. Estrelas como Maya Mazzafera, Livia Nunes e Malu Borges já usaram peças do estilista.
Fundador do projeto Ponto Firme, que apresenta o crochê como uma oportunidade de ressocialização para detentos desde 2015, Silvestre incorpora a ação social em coleções e desfiles. Durante o São Paulo Fashion Week N58, a arela de sua etiqueta trouxe a coleção trabalhada em modelos de paetê, feitos junto ao projeto.
“É gratificante ver como uma técnica ancestral pode ser ressignificada na Alta-Costura, mostrando o potencial ilimitado do trabalho manual”, concluiu o designer brasileiro.


Em Paris, Gustavo Silvestre garante que irá levar as mesmas características que tornam sua marca única para a arela de mais alto nível na moda. A parceria com o designer suíço será não apenas uma coleção, mas também “uma narrativa que une tradição, inovação e a força transformadora do trabalho artesanal.” Para a nova coleção, 10 artesãs que integram o projeto social contribuíram na criação das peças, uma prova de que a autoralidade, quando unida a um propósito altruísta, sempre terá valor.