Balenciaga recria Era Vitoriana com pegada sportswear em nova coleção
Para a nova coleção, a Balenciaga usou como referência o período histórico somado ao estilo esportivo, com a Puma, e a alfaiataria casual
atualizado
Compartilhar notícia

A Balenciaga desfilou, na noite do último domingo (9/3), sua coleção de outono 2025 no Paris Fashion Week. Geralmente envolta em polêmicas, desta vez, a etiqueta, sob a direção de Demna, apresentou uma coleção que trabalha a moda esportiva com um aceno à Era Vitoriana.
Vem entender!

A Era Vitoriana esportiva da Balenciaga
No período histórico, marcado pelo reinado da rainha Vitória, entre 1837 e 1901, a moda era composta por espartilhos, vestidos em camadas e babados, detalhes que ajudavam a formar silhuetas curvas e avantajadas. Na arela da Balenciaga, esse conceito pôde ser visto em diversos visuais — especialmente no vestido que lembra a clássica jaqueta puffer, com a cintura afinada por um cinto e a saia cobrindo os pés.
Por se tratar também de um período no qual a moda era apenas algo ível para a elite, cores extremamente valorizadas apareceram destacadas nos demais looks da grife espanhola. O roupão vermelho, presente na coleção, por exemplo, ressalta o contexto de poder, e o vestido branco, também com a cintura marcada, faz alusão à moda refinada, pertencente aos mais poderosos.


Fora o design vitoriano, a arela trouxe também looks formais, como ternos e camisas de alfaiataria, que foram apresentados logo no início do desfile. Diferente do que estamos acostumados a ver na Balenciaga de Demna, as peças com desenho corporativo vieram com modelagens justas ao corpo, sem apostar nas sobras do design oversized, característico da visão do designer.
Outras surpresas integraram a programação do desfile, sendo uma delas a colaboração inédita com a marca esportiva Puma, responsável pelo toque de sportswear da coleção. Até a ocasião, não havia especulações sobre a parceria. Conjuntos tracksuits e uma edição especial do Puma Speedcat, um dos modelos mais desejados para 2025, foram apresentados na arela.


Mesmo com referências à Era Vitoriana, a coleção em geral engloba visuais prontos para o cotidiano, com um acervo que se adequa para diversas ocasiões. Nesta edição do Paris Fashion Week, a etiqueta soube modernizar silhuetas marcadas pela história.
Confira mais imagens do desfile de outono/inverno 2025 da Balenciaga: