Ex-Gucci, Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino
O estilista comandará a grife italiana após a saída de Pierpaolo Piccioli. Pela primeira vez, Michele assumirá uma casa de alta-costura
atualizado
Compartilhar notícia

O estilista Alessandro Michele foi anunciado como novo diretor criativo da Valentino. Ele assumirá o cargo oficialmente na próxima terça-feira (2/4). Pela primeira vez, ele comandará uma casa de alta-costura. Há poucos dias, a grife italiana se despediu do designer Pierpaolo Piccioli, que ficou 25 anos na empresa.
Vem saber mais!

Novo comando criativo na Valentino
Desde a saída de Piccioli, começou a especulação nos bastidores da moda sobre quem assumiria a direção criativa da Valentino. Fundada em 1959 por Valentino Garavani, a etiqueta é conhecida por desfiles exuberantes e tonalidades marcantes que ditam tendências. Atualmente, a label integra o grupo francês Kering.
Nesta semana, o nome de Michele foi apontado por fontes ouvidas pelo portal WWD, até vir a confirmação, nesta quinta-feira (28/3). “Esta nomeação representa o início de uma nova jornada para continuar a fazer brilhar os valores únicos da casa, a sua herança e os códigos de alta-costura no mundo por meio da perspectiva única e da riqueza de experiência de Alessandro Michele”, introduziu a grife em nota oficial.



Anteriormente, a grife revelou o cancelamento dos desfiles da linha masculina e haute couture. Agendados para junho, os eventos ocorreriam em Paris, na França, seguindo a tradição de realizar apresentações na capital sa.
“É uma grande honra”, disse Michele sobre a chegada à Valentino, em comunicado oficial. “Sinto a imensa alegria e a enorme responsabilidade de ingressar em uma marca de alta-costura que tem a palavra ‘beleza’ gravada em uma história coletiva feita de refinamento e extrema graça.”

Alessandro Michele: ex-Gucci
Ao longo de oito anos na direção criativa da Gucci, Alessandro Michele reinventou a marca com uma estética maximalista e genderless. Ele se desvinculou da imagem mais sofisticada, reforçada pela antecessora, Frida Giannini, e iniciada por Tom Ford nos anos 1990.
Nas criações, Michele não deixou de lado características clássicas do DNA da etiqueta, como a logomania e as cores enérgicas. O estilista foi o responsável pelo hype da grife entre as novas gerações, principalmente com o alvoroço nas redes sociais.
Alessandro Michele ficou quase oito anos como diretor criativo da Gucci. Desde novembro de 2022, o italiano estava em hiato na carreira.