body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Randolfe desiste de PL que evitaria controle do Senado por Bolsonaro

Randolfe Rodrigues pediu a retirada de projeto que mudaria a forma de eleição para o Senado e dificultaria os planos de Jair Bolsonaro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
imagem colorida mostra senador randolfe rodrigues - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra senador randolfe rodrigues - Metrópoles - Foto: Pedro França/Agência Senado

Uma semana após apresentar a proposta, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) decidiu retirar o polêmico projeto de lei que poderia atrapalhar os planos de Jair Bolsonaro de ter o controle do Senado a partir de 2026.

O pedido de retirada do projeto foi protocolado por Randolfe, atual líder do governo Lula no Congresso Nacional, nessa segunda-feira (9/2), três dias após a coluna revelar o teor da proposta.

3 imagens
O líder do governo Lula no Congresso, Randolfe Rodrigues
Líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues apresentou projeto para mudar eleições ao Senado
1 de 3

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), articulador do governo

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

O líder do governo Lula no Congresso, Randolfe Rodrigues

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
3 de 3

Líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues apresentou projeto para mudar eleições ao Senado

Pedro França/Agência Senado

O projeto apresentado por Randolfe alterava a forma de eleição no Senado quando há renovação de 2/3 da Casa. Ou seja, nas eleições em que cada estado elege dois de seus três senadores.

Segundo a proposta, em eleições como a de 2026, quando dois senadores são eleitos por cada estado, o eleitor teria direito a apenas um voto para o Senado, e os dois candidatos mais bem votados seriam eleitos.

Atualmente, as regras eleitorais são diferentes. A cada oito anos, quando 2/3 do Senado são renovados, os eleitores votam em dois nomes para senador por estado, e os dois mais bem votados são eleitos.

Randolfe não deu uma justificativa oficial para a retirada. A aliados, porém, ele disse ter entendido que seria melhor tratar do tema em outro projeto de reforma eleitoral, relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), que é mais amplo, e que isso permitiria tratar o tema de “maneira mais qualificada”.

Bolsonaro de olho no Senado

Caso o projeto de Randolfe fosse aprovado e sancionado, a mudança dificultaria os planos de Bolsonaro de eleger as duas vagas ao Senado de uma vez em estados conservadores, pois os votos da direita se dividiriam.

Como mostrou a coluna, o foco de Bolsonaro nas eleições de 2026 é eleger o maior número de senadores possível. O objetivo do ex-presidente é alcançar maioria na Casa para aprovar impeachment de ministros do STF.

O próprio Bolsonaro pediu a senadores aliados para priorizarem suas reeleições como forma de fortalecer a bancada de direita. Ele também deve lançar seus familiares ao Senado, entre os quais, Eduardo Bolsonaro e Michelle Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?