body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Pressão do Planalto e reuniões: os bastidores da demissão de Juscelino

Denunciado pela PGR, ministro Juscelino Filho decidiu pedir demissão do cargo após pressão do Planalto e de lideranças do União Brasil

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega / MCom
O ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho (União Brasil)
1 de 1 O ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho (União Brasil) - Foto: Isac Nóbrega / MCom

A decisão do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, de pedir demissão após ser denunciado pela PGR foi marcada por pressão do Palácio do Planalto e uma série de reuniões em Brasília na terça-feira (8/4).

Segundo a coluna apurou com fontes do União Brasil, partido de Juscelino, o ministro participou de pelo menos duas conversas presenciais em que seu futuro no governo foi discutido.

4 imagens
1 de 4

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 4

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 4

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 4

Vinícius Schmidt/Metrópoles

A primeira delas foi um almoço na casa do presidente do União Brasil, Antonio Rueda, do qual participaram lideranças do partido e a ministra das Relações Institucionais do governo, Gleisi Hoffmann.

Além de Gleisi e Rueda, participaram do almoço os líderes do União Brasil na Câmara e no Senado, o próprio Juscelino Filho e o ministro do Turismo, Celso Sabino, que também é filiado à sigla.

No encontro, segundo relatos, Gleisi sinalizou que o próprio Juscelino deveria pedir para deixar o cargo após a denúncia da PGR, tirando de Lula, assim, o peso de ter que demitir o ministro.

Com a sinalização da ministra, caciques do União Brasil se reuniram reservadamente ainda na casa de Rueda, mas sem Gleisi, quando bateram definitivamente o martelo do pedido de demissão de Juscelino.

Segundo lideranças do União Brasil, o ministro foi aconselhado a pedir demissão para “se preservar”. A avaliação de caciques da sigla foi de que, se ele continuasse como ministro, ficaria ainda mais no alvo das investigações.

Pelo acordo negociado, Juscelino deve apresentar a carta de demissão a Lula ainda nesta terça. O substituto dele no cargo deverá ser outro deputado federal do União Brasil, cujo nome ainda não foi fechado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?