body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PDT e PSB seguem Centrão e cobram mais espaço no governo Lula

Assim como siglas do Centrão, PDT de Ciro Gomes e PSB de Geraldo Alckmin aram a cobrar, nos bastidores, mais ministérios no governo Lula

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Ministro Carlos Lupi
1 de 1 Ministro Carlos Lupi - Foto: Reprodução

Partidos de centro-esquerda, o PDT de Ciro Gomes e o PSB de Geraldo Alckmin seguiram o Centrão e decidiram também cobrar mais espaços no governo Lula na reforma ministerial prometida pelo petista.

Novo líder do PDT na Câmara, o deputado federal Mário Heringer (PDT-MG) foi incumbido pelos colegas da bancada de levar ao Palácio do Planalto o pedido por mais um ministério.

3 imagens
Ministro Carlos Lupi
1 de 3

Reprodução
2 de 3

Reprodução
3 de 3

Ministro Carlos Lupi

Reprodução

Hoje o PDT tem apenas um ministério: o da Previdência Social, com Carlos Lupi. Deputados da sigla reclamam, porém, que a “pasta” não tem capilaridade política que permita entrega de obras.

Os pedetistas argumentam que a sigla merece mais espaço no governo tanto quanto partidos do Centrão, como PSD e União Brasil. Especialmente porque entrega 100% dos votos da bancada, ao contrário de outros siglas da base.

“Somos uma bancada que está na base do governo, entregamos os votos necessários quando o governo precisa, comparativamente com outras bancadas. Não vou cita nenhum aqui, que tem um espaço muito maior, maior número de deputados e entrega menos votos, em números absolutos. Então, temos que ser tratados com a deferência que merecemos. O partido não pode ser convidado para o baile e não ter o direito de dançar. Estou vendo um monte de partidos se movendo, e a pergunta que minha bancada fez é: vamos continuar imóveis no fundo da sala?”, disse à coluna o novo líder do PDT.

Segundo apurou a coluna, Heringer deve levar a demanda da bancada pedetista por mais espaço ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, nos próximos dias. Por ora, o partido diz ainda não ter demanda por um ministério específico.

PSB quer emplacar Tabata

O PSB, por sua vez, tem uma demanda mais específica. Lideranças do partido vêm atuando, nos bastidores, para emplacar a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) como ministra da Ciência e Tecnologia.

A pasta é comandada atualmente por Luciana Santos, do PCdoB. Mas, como vem noticiando a coluna, Lula avalia transferir Luciana para o Ministério das Mulheres, o que abriria vaga em Ciência e Tecnologia.

A ofensiva do PSB tem sido liderada por lideranças como o prefeito do Recife, João Campos, que é namorado de Tabata. O prefeito se reuniu com Lula no Palácio do Planalto em 16 de janeiro.

A demanda dos pessebistas por mais cargo acontece em meio a especulações de que a pasta poderá perder o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, chefiado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Como vem noticiando a coluna, o comando do chamado MDIC poderá ir parar nas mãos do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que deixou no início de fevereiro a presidência do Senado.

Novo líder do PSB na Câmara e irmão do prefeito do Recife, o deputado federal Pedro Campos (PE) afirma que, mesmo que perca espaço, a legenda não deve deixar a base aliada do governo.

“A gente tem contribuído da forma como a gente é chamado a contribuir. Acho que nós temos, tanto dentro do ministério, como dentro do partido pessoas que têm capacidade de contribuir para o governo e que estão à disposição do governo. Então, a participação do PSB dentro de qualquer discussão de composição de governo é uma participação completamente propositiva”, disse o deputado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?