body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Os dois alvos de Kassab ao criticar Haddad

Um dia após criticar duramente o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Gilberto Kassab desembarca em Brasília nesta quinta-feira (30/1)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Gilberto Kassab tarcísio
1 de 1 Gilberto Kassab tarcísio - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Um dos principais caciques do Centrão, Gilberto Kassab (PSD) não costuma dar ponto sem nó. E assim ele fez quando criticou publicamente o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em evento na quarta-feira (29/1).

Na avaliação de aliados do presidente do PSD e de outras lideranças do Centrão que conhecem o cacique de perto, Kassab mirou em dois alvos ao atacar Haddad: 1) o ex-presidente Jair Bolsonaro/bolsonarismo e 2) o PSDB.

Em ambos os casos, o objetivo de Kassab seria fazer acenos para reduzir a resistência de integrantes dos dois grupos políticos, com os quais o presidente do PSD planeja projetos político-eleitorais em breve.

3 imagens
O governador Tarcísio de Freitas e seu secretário Gilberto Kassab
O secretário de Governo de SP, Gilberto Kassab
1 de 3

Bruna Sampaio e Carol Jacob/Alesp
2 de 3

O governador Tarcísio de Freitas e seu secretário Gilberto Kassab

Mônica Andrade/Governo de SP
3 de 3

O secretário de Governo de SP, Gilberto Kassab

Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Entenda a crítica de Kassab a Haddad

  • Em evento do mercado financeiro na quarta-feira (29/1), Gilberto Kassab chamou Fernando Haddad de ministro “fraco”.
  • O presidente do PSD também afirmou no evento que, se a eleição de 2026 fosse hoje, o presidente Lula perderia a disputa.
  • A crítica de Kassab a Haddad foi vista por aliados e outros caciques do Centrão como um aceno do presidente do PSD ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao PSDB.

Kassab sonha em ser o candidato a vice de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2026, caso o atual governador de São Paulo tente reeleição. Os planos dele, contudo, esbarram numa forte resistência de Bolsonaro e do bolsonarismo.

“Kassab está preparando o terreno para se aproximar do eleitor do Tarcísio, que rejeita ele pela proximidade com o PT”, disse à coluna um influente parlamentar do PSD. “Ele está jogando tudo por SP, para ser vice do Tarcísio”, afirmou outro aliado.

A estratégia de Kassab foi percebida pelo entorno do próprio governador paulista. “Ele quer se aproximar do Bolsonaro”, avaliou à coluna um auxiliar próximo de Tarcísio, pedindo reserva.

Já a sinalização de Kassab ao tucanos mira a negociação de fusão entre PSD e PSDB. Ao criticar Haddad, o cacique estaria acenando para a ala do tucanato que faz oposição ao governo Lula.

Kassab desembarca em Brasília

Um dia após a crítica a Haddad, Kassab desembarca em Brasília nesta quinta-feira (30/1). Na cidade, participará de encontro com deputados e senadores do PSD e das articulações para sucessões na Câmara e no Senado.

O PSD tem cobrado mais espaços no governo Lula. Hoje, a sigla tem três ministérios: Pesca, Agricultura e Minas e Energia. No Planalto, há quem aposte que as crítica de Kassab também teriam a ver com esse apetite por cargos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?