O que Elmar tem dito sobre possível citação na operação do Rei do Lixo
Líder do União Brasil, o deputado Elmar Nascimento tem tentado se desvencilhar de possível citação na operação envolvendo o Rei do Lixo
atualizado
Compartilhar notícia

O líder do União Brasil, deputado federal Elmar Nascimento (BA), busca se desvencilhar de possível citação na Operação Overclean, que apura desvios milionários de recursos públicos bancados com emendas parlamentares.
O parlamentar afirma a aliados, por exemplo, que não possui relação com o vereador Francisco Nascimento, que é seu primo, foi detido em ação da Polícia Federal e pego em flagrante tentando jogar dinheiro pela janela.
Interlocutores ouvidos pela coluna ressaltam inclusive que Elmar e o primo não eram aliados políticos na cidade de Campo Formoso, cidade natal do deputado.
Dizem ainda que os dois só se aliaram na eleição municipal de 2024, quando Francisquinho foi eleito vereador do município. Elmar nega ter qualquer tipo de envolvimento no esquema.
Conforme revelou a coluna do jornalista Fábio Serapião, do Metrópoles, a Polícia Federal enviou a Operação Overclean para o Supremo Tribunal Federal após encontrar citações a Elmar.
Prisão e alvos
Chamada de Overclean, a operação da Polícia Federal visa desarticular organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
A ação mira desvios em contratos de empresas ligadas aos irmãos Fabio e Alex Parente e a José Marcos de Moura, o Rei do Lixo, com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, estados e municípios.
O primo de Elmar, os irmãos Parente e Marcos Moura foram detidos no dia 10 de dezembro – no entanto, eles acabaram soltos após decisão da desembargadora Daniela Maranhão.