Motta vai a gabinete de Lira para discutir projeto do governo
Presidente da Câmara, Hugo Motta foi até o gabinete de Arthur Lira para discutir um dos projetos prioritários para o governo Lula em 2025
atualizado
Compartilhar notícia

Atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) fez visita ao gabinete de seu antecessor, Arthur Lira (PP-AL), na quinta-feira (22/5), para discutir projeto do governo Lula.
A visita ocorreu no início da tarde, quando Motta deixou o gabinete da presidência da Câmara e se dirigiu até a nova sala de Lira, localizada no piso inferior ao do plenário da Casa.
Motta aproveitou o dia esvaziado na Câmara para conversar sobre o projeto relatado por Lira da reforma do Imposto de Renda (IR), uma das prioridades do governo para 2025.
A conversa, segundo relatos, focou a avaliação política de Lira após a primeira sessão deliberativa da comissão especial que analisa o mérito da proposta, na terça-feira (20/5).
Durante a votação, os deputados aprovaram 13 requerimentos de audiências públicas para debater o projeto, que altera a faixa de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil.
Motta já expressou que gostaria de utilizar o projeto para fazer uma discussão mais “abrangente”. Ele defende, por exemplo, nova discussão de algumas isenções fiscais que beneficiam setores da economia.
Plano de trabalho
Pelo plano de trabalho apresentado por Lira, a comissão especial realizará audiências até 20 de junho. O relatório final deve ser apresentado em 27 de junho e votado até o dia 16 de julho, antes do recesso.
Por esse calendário, Motta teria espaço para aprovar a proposta no plenário da Câmara, no segundo semestre, e enviar o projeto ao Senado. Para valer em 2026, as mudanças precisam ser aprovadas até o fim de 2025.