body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lula já se encontrou com favorito para ser o novo papa

Presidente Lula esteve em ao menos duas ocasiões com o cardeal favorito para ser eleito o sucessor do papa Francisco no conclave

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula com o cardeal italiano Pietro Parolin
1 de 1 Lula com o cardeal italiano Pietro Parolin - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula esteve, em pelo menos duas ocasiões, com um dos cardeais favoritos para se tornar o novo papa no conclave que começa na quarta-feira (7/5) e que escolherá o sucessor de Francisco no Vaticano.

Em abril de 2024, Lula recebeu no Palácio do Planalto o cardeal Pietro Parolin, então secretário de Estado do Vaticano. O religioso estava no Brasil para participar da 61ª Assembleia Geral da CNBB.

3 imagens
Pietro Parolin
Cardeal Parolin, secretário de Estado do Vaticano
1 de 3

Lula com o cardeal italiano Pietro Parolin

Ricardo Stuckert/PR
2 de 3

Pietro Parolin

Getty Images
3 de 3

Cardeal Parolin, secretário de Estado do Vaticano

Reprodução/Vaticano News

Na ocasião, o presidente brasileiro e o cardeal debatarem sobre temas como a situação dos povos indígenas, a superação da desigualdade social e o combate à fome no mundo.

“Foi um bom encontro, e pudemos falar sobre questões que são mais específicas do Brasil, como o tema do Acordo e a aplicação do Acordo entre a Santa Sé e o Brasil; mas depois, também vimos os grandes problemas internos — o tema da pobreza, o tema da desigualdade, o tema da fome, o tema da justiça — e depois também um pouco sobre os problemas do mundo de hoje e [entre estes] especialmente o tema da paz”, disse Parolin ao site Vatican News, portal de notícias oficial do Vaticano.

Favorito no G20

Além da visita a Lula em Brasília, o cardeal foi o enviado do papa Francisco para o encontro do G20, que aconteceu em novembro de 2024 na cidade do Rio de Janeiro.

Na ocasião, Parolin leu, durante o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma mensagem enviada por Francisco. Também fez um discurso ressaltando as dificuldades das “instituições multilaterais internacionais”.

Favorito no Conclave

Vaticanistas apontam que Parolin, que ocupava o segundo cargo mais importante na Igreja depois do papa, é um dos favoritos para ser eleito no próximo conclave como sucessor de Francisco.

O cardeal é considerado uma figura “centrista” dentro do espectro político do Vaticano, que daria continuidade às reformas planejadas por Francisco sem um rompimento com a ala mais conservadora.

Parolin, contudo, recebe críticas por ser um dos responsáveis pelo acordo entre o Vaticano e a China. Os termos do acordo não foram revelados, mas envolveriam termos para a indicação de bispos no país asiático.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?