body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Exploração de petróleo na Foz do Amazonas provoca divisão no PSol

Dirigente estadual do PSol reagiu a projeto do deputado psolista Ivan Valente que visa proibir a exploração de gás e petróleo na Amazônia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Acervo Foresea
Imagem de navio da Petrobras na região da Margem Equatorial - Metrópoles
1 de 1 Imagem de navio da Petrobras na região da Margem Equatorial - Metrópoles - Foto: Acervo Foresea

Motivo de conflito entre diferentes alas do governo Lula, a exploração de petróleo na Margem Equatorial, na foz do Rio Amazonas, também provocou divergências dentro do PSol.

Na quarta-feira (16/4), o deputado Ivan Valente (PSol-SP) apresentou um projeto para proibir a exploração de gás e petróleo na Amazônia, o que inviabilizaria os planos da Petrobras.

4 imagens
Deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP)
Petrobras
1 de 4

Deputado federal Ivan Valente

Câmara dos Deputados/Divulgação
2 de 4

Deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP)

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
3 de 4

Petrobras

Acervo Foresea
4 de 4

Presidente do PSol no Amapá, o ex-deputado Paulo Lemos reagiu à iniciativa do colega de partido e disse que Valente, apesar de ser um “valoroso companheiro”, está “equivocado”.

“O deputado Ivan Valente é um valoroso companheiro, mas está equivocado ao apresentar uma proposta contrária à pesquisa petrolífera na Margem Equatorial. Pretendo debater essa questão no âmbito do PSol e convidar o deputado paulista a conhecer mais de perto a realidade do Amapá, bem como a excelência da Petrobras na extração de petróleo de forma ambientalmente sustentável”, escreveu.


Entenda

  • A Margem Equatorial é uma região da costa do Brasil que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte. É apontada como uma nova fronteira de exploração de petróleo e gás.
  • A Margem Equatorial é composta por cinco bacias sedimentares: Potiguar, Ceará, Barreirinhas, Pará-Maranhão e Foz do Amazonas.
  • A Petrobras prevê um investimento de mais de US$ 3 bilhões na Margem Equatorial até 2028. O plano de negócios da companhia projeta a perfuração de 16 poços na região.

No início de março, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse à coluna esperar que o Ibama autorize a fase dos estudos para exploração na Margem Equatorial até junho de 2025.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, quando aprovada pelo Ibama, a fase de estudos para a exploração de petróleo na região deve durar cerca de oito meses.

Silveira e o presidente Lula têm defendido a exploração de petróleo na Margem Equatorial. O tema, porém, divide opiniões dentro do governo e atrai críticas de ambientalistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?