body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Bolsonaro reage à decisão de Moraes sobre inquérito de Kassab

Ministro Alexandre de Moraes determinou retorno ao STF de investigação contra Gilberto Kassab, presidente do PSD

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
O ex-presidente Jair Bolsonaro chega à Brasília para acompanhar o julgamento do STF que pode torná-lo réu por suposta tentativa de golpe de Estado após eleições de 2022
1 de 1 O ex-presidente Jair Bolsonaro chega à Brasília para acompanhar o julgamento do STF que pode torná-lo réu por suposta tentativa de golpe de Estado após eleições de 2022 - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu, na noite desta quinta-feira (27/3), à notícia de que o ministro Alexandre de Moraes mandou uma investigação contra o presidente do PSD, Gilberto Kassab, voltar da primeira instância para o STF.

A decisão, conforme noticiado em primeira mão pela coluna mais cedo, foi assinada por Moraes no último dia 19 de março e tem por base a recente mudança de entendimento do Supremo sobre o foro privilegiado.

O despacho foi visto, nos bastidores do Congresso e do STF, como uma “arma” de Moraes para pressionar Kassab e o partido comandado por ele a não apoiarem o projeto da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro.

“Há quem diga que vivemos em uma democracia, mas, todos os dias, a imprensa fala abertamente sobre o uso da justiça por Moraes como arma política, de intimidação, como instrumento de “pressão” capaz de surtir efeito para intimidar o presidente de um partido. Isso não é normal a não ser em ditaduras”, escreveu Bolsonaro nas redes sociais.

Veja:

O ex-presidente afirmou que “qualquer pessoa que silencia sobre isso” seria “conivente com a destruição da segurança jurídica do Brasil”. “O custo Alexandre de Moraes é muito elevado”, disparou ainda o ex-mandatário.

A investigação contra Kassab

O inquérito alvo da decisão de Moraes é oriundo da delação dos donos da JBS no âmbito da operação Lava Jato e investiga Kassab por ao menos três crimes: corrupção iva, caixa 2 e lavagem de dinheiro.

A investigação tinha sido enviada pelo próprio Moraes à Justiça Eleitoral de São Paulo em 2019. Em 2021, a denúncia do Ministério Público contra Kassab foi aceita pela Justiça, o que tornou o presidente do PSD réu no caso.

Agora, anos depois, o próprio Moraes mandou a investigação contra o presidente nacional do PSD voltar para o STF, onde voltará a ser novamente relatada pelo ministro, que também é relator do chamado inquérito do golpe.

A decisão foi dada por Moraes três dias depois de Bolsonaro relatar, durante a manifestação pró-anistia liderada por ele em Copacabana, no Rio de Janeiro, que se reuniu com Kassab e que o cacique apoiaria a anistia.

“Há poucos dias tinha um velho problema e resolvi com o Kassab, em São Paulo. Ele está ao nosso lado com a sua bancada para aprovar a anistia em Brasília. Todos os partidos estão vindo”, disse Bolsonaro no que ocorreu em Copacabana dia 16 de março.

Aliados de Kassab, por sua vez, minimizam a decisão de Moraes. Eles lembram que o cacique foi absolvido e o processo em questão já transitou em julgado, ou seja, já encerrou.

Fontes do STF , porém, dizem que casos julgados definitivamente podem ser desarquivados em algumas situações e que dependerá da Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se pedirá para reabrir ou não a investigação.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?