body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

A promessa de Alcolumbre a Lula sobre MPs

A portas fechadas, novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, fez uma promessa a Lula sobre medidas provisórias (MPs) do governo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Hugo Motta, Lula e David Alcolumbre no Planalto 3
1 de 1 Hugo Motta, Lula e David Alcolumbre no Planalto 3 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Recém-eleito presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) fez uma promessa a Lula, durante encontro nesta segunda-feira (3/2) no Palácio do Planalto, sobre medidas provisórias (MPs).

A portas fechadas, Alcolumbre prometeu respeitar, como presidente do Congresso, a prerrogativa do Poder Executivo de editar MPs e que resolveria as divergências sobre tramitação das medidas.

Durante sua gestão no comando da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) resistia as MPs editadas pelo governo. O deputado alagoano pressionou o Planalto diversas vezes a tratar os temas via projetos de lei.

5 imagens
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
1 de 5

Presidente Lula recebeu os novos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e Davi Alcolumbre, na segunda-feira (3/2), no Palácio do Planalto

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
2 de 5

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 5

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 5

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
5 de 5

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Como noticiou a coluna, o rito de tramitação das MPs deve ser um dos primeiros assuntos discutidos por Alcolumbre com o novo presidente da Câmara, deptuado Hugo Motta (Republicanos-PB).


Entenda o ime:

  • Segundo a Constituição Federal, as medidas provisórias (MPs) devem ser analisadas por comissões mistas, formadas por deputados e senadores, antes de serem encaminhadas aos plenários da Câmara e do Senado.
  • Em razão da pandemia do coronavírus, as MPs foram submetidas ao crivo dos parlamentares diretamente em plenário.
  • Então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) ou a insistir no funcionamento do sistema estabelecido na pandemia, no qual as MPs ingressavam pela Câmara, e não era necessária a formação de uma comissão mista.
  • Já o então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), era contra a medida. Os dois travaram um embate sobre a questão, mas encerraram seus mandatos sem chegar a um acordo sobre o rito de tramitação das MPs.

Alcolumbre e Hugo Motta foram recebidos por Lula na manhã desta segunda no Planalto. Além deles e do presidente da República, ministros do governo também participaram da audiência. Entre eles:

  • Rui Costa (Casa Civil);
  • Alexandre Padilha (Relações Institucionais);
  • Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência);
  • Sidônio Palmeira (Secom).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?