body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

A “empolgação” de Bolsonaro com o projeto que altera a Ficha Limpa

Jair Bolsonaro se reuniu na quarta-feira (5/2) com o autor do projeto que altera Lei da Ficha Limpa e pode torná-lo elegível em 2026

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Imagem colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro concedendo entrevista ao Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ex-presidente Jair Bolsonaro concedendo entrevista ao Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Autor do projeto que reduz de oito para dois anos o prazo de inelegeibilidade da Lei Ficha Limpa, o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) disse à coluna que o ex-presidente Jair Bolsonaro está “empolgado” com a proposta.

O parlamentar se reuniu com Bolsonaro na quarta-feira (5/2) para discutir a matéria, que, se aprovada, pode tornar o ex-presidente elegível em 2026. “O presidente está empolgado com o projeto”, disse o deputado.

4 imagens
O deputado Bibo Nunes, do PL do Rio Grande do Sul propôs redução do tempo de inelegibilidade da Ficha Limpa
O novo presidente da Câmara, Hugo Motta
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou à coluna que pretende participar dos atos pelo impeachment de Lula
1 de 4

Jair Bolsonaro encontrou com Bibo Nunes, autor do projeto que reduz tempo de inelegibilidade

Reprodução
2 de 4

O deputado Bibo Nunes, do PL do Rio Grande do Sul propôs redução do tempo de inelegibilidade da Ficha Limpa

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
3 de 4

O novo presidente da Câmara, Hugo Motta

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
4 de 4

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou à coluna que pretende participar dos atos pelo impeachment de Lula

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

O projeto foi protocolado por Bibo em dezembro e conta com s de mais de 70 deputados. À coluna, o deputado disse que a ideia foi sua, mas ite ter conversado com Bolsonaro antes de apresentar a proposta.


Entenda o contexto da nova aposta

  • Mais céticos com o avanço do projeto que dá anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro de 2023, que era uma opção para incluir Bolsonaro, os bolsonaristas agora veem no projeto da lei da Ficha Limpa uma saída.
  • Ao mudar só a regra de inelegibilidade, a oposição poderia atrair apoio de outros partidos, uma vez que vários políticos tem problemas com a justiça.
  • A proposta de mudar a inelegibilidade atualmente está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
  • Bolsonaro foi declarado inelegível pelo TSE em junho de 2023, por cinco votos a dois. Ele foi acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Questionou, sem provas, a segurança das urnas eletrônicas em reunião com embaixadores em 2022.

O deputado gaúcho avalia que o momento é “ideal” para fazer as mudanças na lei, devido à indicação do novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que considera oito anos um prazo longo.

“Vou falar com Hugo Motta na semana que vem. Ele concorda que oito anos é muito e há dezenas de colegas querendo o projeto. Quando apresentei, 73 am em um tarde apenas”, diz o autor da proposta.

Atualmente, o projeto tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Para valer, a proposta precisa ser aprovada pelos deputados e senadores e ser sancionada pelo presidente da República.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?