Vai curtir o Carnaval no DF? Veja dicas de segurança da SSP
A Secretaria de Segurança Pública do DF divulgará, a partir desta quinta-feira, uma série de dicas para os foliões durante Carnaval
atualizado
Compartilhar notícia

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) lança, nesta quinta-feira (16/2), uma campanha de conscientização para o Carnaval, com uma série de dicas sobre segurança do folião, reforço do respeito à mulher e informações sobre como agir em caso de violência.
A SSP-DF orienta os cidadãos que vão curtir o Carnaval a levar para os eventos apenas o essencial e ficar atento aos pertences. “A Polícia Militar do DF estará nos eventos para coibir a atuação de criminosos”, informou.
O foco da campanha também é a prevenção ao assédio e a divulgação dos canais para denúncia de violência contra a mulher. Quem for vítima de violência pode entrar em contato com a Polícia Civil em qualquer delegacia; por meio do 197; e na Maria da Penha On-line, na Delegacia Eletrônica.
Um dos materiais da campanha da SSP-DF alerta: “Folia sim, mãozinha boba, não. Assédio não é brincadeira. Denuncie!”
A SSP-DF também reforça a necessidade de se respeitar a diversidade também durante o Carnaval. O DF tem a Decrin, uma delegacia especializada em crimes de discriminação racial, religiosa, por orientação sexual, contra pessoa idosa ou pessoa com deficiência. Os casos relacionados a estes delitos podem ser registrados em qualquer delegacia e de forma on-line.
A campanha também alerta para os perigos de ingerir bebida alcoólica e dirigir. A SSP orienta os foliões a beberem muita água para evitar problemas de saúde.
“Buscamos trabalhar temas que já são prioritários para Segurança Pública, mas com enfoque no carnaval, num formato mais leve e de fácil distribuição para a população”, disse o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.