body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Ibaneis revoga decreto e cria Comitê de Planejamento da Saúde do DF

O governador do DF, Ibaneis Rocha, assinou novo decreto que revoga o anterior e cria grupo orientador da gestão da Saúde

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki / Metrópoles
Ibaneis - Metrópoles
1 de 1 Ibaneis - Metrópoles - Foto: Breno Esaki / Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou o decreto que cria o Comitê de Planejamento da Saúde do DF, nesta quarta-feira (12/2). O grupo substitui o Comitê Gestor de Saúde, instituído na última sexta-feira (7/2).

Ibaneis disse ao Metrópoles que ouviu os deputados distritais sobre o assunto e fez alterações, mas manteve o objetivo principal de mudar a gestão da Saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

“Ouvimos os deputados, sentamos à mesa de negociação e acatamos as sugestões, o que, mais uma vez, mostra que sempre estou aberto ao diálogo. Mantivemos a ideia central, que é criar uma nova forma de gerir a Saúde e dar mais resultados à população”, afirmou Ibaneis.

O Comitê de Planejamento da Saúde do DF terá “função de coletar informações, identificar fragilidades e subsidiar a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, nas ações de curto, médio e longo prazo correlatas à organização e à elaboração de planos e políticas públicas voltados à promoção, prevenção e assistência à saúde”. Trata-se de um grupo orientador e não gestor, como era o primeiro, de acordo com fontes palacianas.

3 imagens
TCDF alerta para sucateamento do Hmib e cobra centros de parto natural
Sem atender crianças, Hmib sofre déficit de 361 profissionais de saúde
1 de 3

Hospital de Base

Hugo Barreto/Metropóles @hugobarretophoto
2 de 3

TCDF alerta para sucateamento do Hmib e cobra centros de parto natural

Hugo Barreto/Metropóles @hugobarretophoto
3 de 3

Sem atender crianças, Hmib sofre déficit de 361 profissionais de saúde

Igo Estrela/Metrópoles

Entenda o caso

  • Ibaneis revogou decreto que criou Comitê Gestor de Saúde do DF, presidido pelo secretário de Economia do DF, Ney Ferraz Júnior, após questionamentos de deputados e órgãos de fiscalização.
  • O governador criou o Comitê de Planejamento da Saúde do DF, que terá a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, como presidente.
  • O novo grupo será responsável por orientar ações na rede de saúde pública da capital do país.
  • Entidades terceirizadas, como Instituto de Cardiologia e Transplante e o próprio Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF, vão atuar apenas como consultores e não como membros titulares, como previsto inicialmente.

O novo comitê será presidido pela secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, e reunirá em sua composição três integrantes da pasta, um representante da Secretaria de Economia, um da Casa Civil e um do Conselho de Saúde do DF.

Atuarão como membros consultivos dois indicados do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), um do Instituto de Cardiologia e Transplante do Distrito Federal (ICT) e um do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). O Comitê de Planejamento da Saúde do DF também terá 13 integrantes executivos, que ocuparão cargos comissionados.

O Comitê de Planejamento da Saúde do DF deverá orientar:

  • As políticas públicas de urgência em saúde.
  • Os estudos que visem nortear a elaboração de políticas públicas de urgência no âmbito da saúde, com a colaboração de outros órgãos e entidades do Distrito Federal, quando necessário.
  • E as ações distritais que contribuam com os objetivos centrais e as atividades correlatas à organização e elaboração de planos e políticas públicas de urgência em saúde voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde.
Polêmica

O GDF fez a revisão do decreto sobre o comitê que atuará na saúde do DF após reação negativa de deputados distritais e questionamento de alguns órgãos, como o Conselho de Saúde e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Os parlamentares se queixaram, principalmente, do grupo ser presidido pela Secretaria de Economia. O secretário Ney Ferraz Júnior já havia iniciado o trabalho para identificar falhas no sistema público de saúde da capital do país, com a fiscalização de hospitais.

O MPDFT apontou que o Comitê Gestor de Saúde colocava “em status de paridade algumas instituições privadas contratadas pela Secretaria de Saúde”, como o ICT e o Iges-DF.

O secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, reuniu-se com os deputados nessa terça-feira (11/2) e elaborou o novo texto a partir das sugestões dos parlamentares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?