Georges Seigneur toma posse no segundo mandato à frente do MPDFT
O procurador-geral de Justiça do DF disse que trabalhará em todas as frentes, fortalecendo os direitos da população e as prerrogativas do MP
atualizado
Compartilhar notícia

O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Georges Seigneur, tomou posse para o segundo mandato à frente do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), nesta terça-feira (10/7).
Georges Seigneur fez compromisso, durante o discurso, de trabalhar em todas as frentes, “fortalecendo os direitos da população e as prerrogativas do Ministério Público”.
“Nutrimos a convicção de que a Justiça deve alcançar todas as camadas da sociedade, protegendo os mais vulneráveis, oferecendo atenção à vítima e enfrentando, com vigor, os crimes que atentam contra os direitos fundamentais”, afirmou.
“Nos próximos dois anos, seguiremos avançando nesse caminho, com ações estratégicas para prevenir a violência contra mulheres, crianças e adolescentes, além de enfrentar a discriminação e o racismo estrutural, assegurando que o exercício da Justiça alcance todos os extratos da sociedade”, disse o procurador-geral de Justiça do DF.
Seigneur foi nomeado para o cargo pela primeira vez em 2022. Em 2024, liderou a lista da eleição dos membros do MPDFT, foi nomeado novamente e continuará à frente do órgão até 2026.
Autoridades federais e distritais estiveram presentes no evento. Participaram da solenidade de posse: o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Rogerio Schietti; governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), entre outros.
Gonet disse que Seigneur tem trabalho “marcado pela competência, talento jurídico, habilidade de articulador, dom de conciliação e de ser humano”.
Georges Seigneur é promotor de Justiça do MPDFT desde 2002. Foi chefe de gabinete, assessor de políticas institucionais, assessor parlamentar, coordenador da Promotoria de Justiça do Paranoá, vice-presidente da Associação de Membros do MPDFT e presidente do Grupo Nacional de Tecnologia da Informação, no Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Antes de ingressar no MPDFT, atuou como servidor do Ministério Público Federal (MPF).
Georges também tomou posse como presidente do presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos estados e da União (CNPG). Ele cumprirá mandato de um ano à frente da Instituição que representa os líderes do Ministério Público em todo o Brasil.
“Há muito tempo o MPDFT não ocupava a cadeira, que assumo agora, com a consciência de que vivemos momento delicado da história, quando é preciso fortalecer as instituições públicas e a independência dos Poderes. É um espaço privilegiado de articulação onde construímos soluções conjuntas pra desafios complexos”, afirmou Seigneur sobre o CNPG.